Skip to main content

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, disse, nesta sexta-feira (18/9), que o governo deve assinar até o mês de novembro o contrato para a construção da Ferrovia de Integração do Centro-oeste (Fico), com o início das obras já em 2021. Ele cumpriu agenda nos municípios de Sinop e Sorriso, em Mato Grosso, integrando a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na região.

“Vamos assinar o contrato dela (Fico) em novembro”, disse Freita, dirigindo-se ao presidente Jair Bolsonaro. “Com a primeira perna da obra já no ano que vem”, acrescentou. Segundo o ministro, a primeira etapa da obra vai ligar a região do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul.

Posteriormente, afirmou Freitas, a intenção é estender a ferrovia até Lucas do Rio Verde, onde ela deve ser integrada à Ferrogrão, fazendo do município mato-grossense um importante entroncamento ferroviário. Em relação à Ferrogrão, o ministro da Infraestrutura disse que a intenção é fazer o leilão de concessão da obra também em 2021.

“Vamos perseguir objetivo por objetivo, obra por obra para transformar a infraestrutura e fazer com que a gente deixe de ser eficiente só da porteira para dentro e possa ser eficiente também da porteira para fora”, disse ele, destacando que a competição levará a uma redução nos preços de frete e ganho de competitividade.

BR-163

O ministro da Infraestrutura disse ainda que espera terminar a duplicação da rodovia BR-163 até Sinop também em 2021. Segundo ele, o governo federal vai executar a obra de Rondonópolis até Cuiabá e “dar uma solução para a Rota do Oeste muito em breve”, em referência à empresa que detém a concessão do trecho que vai até Sinop.

“Ficamos extremamente felizes de terminar a pavimentação da BR-163 até Miritituba (PA). Sabemos que a 163 tem que ser duplicada até Sinop e será duplicada. Não é só a 163, é a 242, é a 158, 174, é a 364 e a gente vai ver isso acontecendo”, mencionando outras rodovias federais que servem à região.
Source: Rural

Leave a Reply