Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Gostaria de saber informações sobre pulverização de água energizada em plantações de café.
Jôh Gonçalves, via Facebook

A técnica de pulverização eletrostática tem capacidade de geração de gotas com elevada carga elétrica estática, utilizando um equipamento chamado pulverizador por eletrificação direta.

Ao se aproximar tanto do lado superior quanto inferior da superfície da folha, as gotículas de água pulverizadas com o defensivo promovem o aparecimento de forças de atração maiores do que a da gravidade, fazendo com que sejam depositadas no local de maior incidência de pragas e doenças.

saiba mais

Produção de café e de trigo devem aumentar, estima IBGE

 

Para realizar o processo, um gerador de alta tensão fornece energia para o pulverizador costal elétrico eletrostático, o qual eletrifica a calda que deve ficar isolada do operador por meio do equipamento. Com a redução da deriva (queda das gotas com neblina de pulverização), há diminuição da possibilidade de contaminação, o que aumenta a segurança do operador e preserva o meio ambiente.

Em relação ao sistema convencional, chega a ser 30% maior a eficiência da tecnologia, que foi aprimorada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agronômica (Embrapa) para ser utilizada por agricultores de baixa renda e pela agricultura familiar. Para adquirir o pulverizador por eletrificação direta, acesse este link da Embrapa.

saiba mais

Café exportado na pandemia será convertido em floresta

 

Consultor: Embrapa Café, Brasília (DF). Tel. (61) 3448-1910. www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply