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(Foto: Abrafrutas)

 

A primeira carga de melão brasileiro destinado à China chegou nesta sexta-feira (18/9), ao aeroporto de Xangai, considerado um dos centros comerciais mais importantes do país asiático. O lote é da empresa Bollo Brasil, do grupo espanhol Bollo International Fruits. O acordo para a exportação de melão para a China havia sido firmado em novembro do ano passado entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, em Brasília, durante a cúpula dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecida como BRICS. 

A venda foi autorizada depois que técnicos da Administração Geral de Aduana da China (GACC, órgão responsável pela sanidade vegetal e animal) visitaram fazendas de melão nos maiores estados produtores da fruta, Rio Grande do Norte e Ceará, para inspecionar as plantações nas áreas livres da mosca-da-fruta. Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, o acordo pode dar um novo salto à fruticultura do Brasil.

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"Apesar dos chineses serem produtores de melão, são também grandes consumidores, e isso é muito vantajoso para nós. Vamos trabalhar para nos ajustarmos nas questões logísticas e, assim, exportarmos mais frutas. O melão é uma das frutas que mais gera emprego, ao exportarmos para China crescerá ainda mais este número", disse.

Segundo a Abrafrutas, a Bollo Brasil é uma das maiores exportadoras de melão do país e está no topo do ranking mundial de comercialização de melão da variedade “Pele de Sapo”. O grupo espanhol Bollo International Fruits, proprietário da Bollo Brasil, possui 15 anos de experiência no mercado internacional de frutas e há alguns anos realiza negócios para o mercado chinês.

No ano passado, o Brasil exportou 997 mil toneladas de frutas, o que inclui nozes e castanhas, segundo dados do Ministério da Agricultura. Só de melão foram 251 mil toneladas para diversos países. Agora, de acordo com a associação que representa o setor, a expectativa é que o país possa dobrar os volumes embarcados caso conquiste 1% do mercado do seu principal parceiro comercial.
Source: Rural

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