Skip to main content

"Precisamos tomar uma atitude", afirma Renato Teixeira, sobre o Pantanal (Foto: Reprodução/Instagram)

 

O cantor e compositor Renato Teixeira se manifestou, na quinta-feira (17/9), em relação aos incêndios que atingem a região do Pantanal, no Centro-oeste do Brasil. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o músico, que não é nascido na região, mas se afirma um “pantaneiro de chegada", classifica situação como uma vergonha e defende a necessidade de uma “solução imediata”.

“Precisamos tomar uma atitude, as pessoas precisam se manifestar e a gente precisa partir para uma solução imediata antes que seja tarde”, diz Teixeira, na mensagem em vídeo, com cerca de 1 minuto e 20 segundos de duração.

Na visão do músico, o homem “tem a intenção e a pretensão de achar que ele vence a natureza”, o que não é correto. Mas o que está acontecendo é que “nós estamos tirando a natureza do nosso tempo, mas ela vai voltar, porque ela sempre vence”.

“Vamos lutar contra esse incêndio veementemente, vamos punir os responsáveis e vamos saber administrar as causas naturais que sempre acabam causando esse tipo de problema. É muito importante que todos se manifestem e lutem para salvar o Pantanal”, afirma Teixeira.

 

saiba mais

Cultura do homem do campo alimenta minha carreira, diz Renato Teixeira

Renato Teixeira conta a história de "Romaria"

 

No Instagram, até às 8h desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, a postagem de Renato Teixeira acumulava pouco mais de 5,4 mil visualizações. Nos comentários, seguidores do músico manifestavam, em sua grande maioria, apoio ao músico. O vídeo foi postado também no perfil do artista no Facebook.

Autoridades estimam que a área destruída pelo fogo no Pantanal esteja em torno de 3 milhões de hectares. Além da vegetação e de fazendas, as queimadas atingiram parte da fauna da região, chegando a santuários de preservação de animais como onça-pintada e arara-azul.

De acordo com meteorologistas, a fumaça está se deslocando para o Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de baixa umidade em todo o país.

Nesta semana, os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul declararam estado de emergência. Também foi formada no Senado Federal, uma comissão para acompanhar as operações na região. E o governo federal anunciou a liberação de R$ 10,1 milhões para combater os incêndios.

Na segunda-feira (14/9), a Polícia Federal deu início a uma investigação de possíveis incêndios criminosos na região pantaneira. De acordo com a corporação, pelo menos cinco fazendas foram colocadas sob suspeita, na região de Corumbá (MS), sob a hipótese de que o fogo tenha sido usado par ampliação de pastagens e se alastrado.
Source: Rural

Leave a Reply