Skip to main content

(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional vai financiar com R$ 10,1 milhões o plano de trabalho do governo do Mato Grosso para combate aos incêndios que atingem a área de Pantanal ao sul do Estado, até mesmo em unidades de conservação.

A liberação dos recursos foi assinada na tarde desta quarta-feira (16/9) em Cuiabá, em reunião entre o ministro Rogério Marinho e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM).

saiba mais

Polícia Federal investiga cinco fazendas do MS por terem dado início a incêndios no Pantanal

Fogo no Pantanal destrói 92% de fazenda considerada berço das araras-azuis

 

O governo federal homologou o decreto de emergência no Mato Grosso, expedido na segunda-feira (14/9). O reconhecimento e a liberação dos recursos viabiliza a compra de equipamentos e contratação de serviços para combate aos focos de queimada e devastação.

Mendes disse que vai usar os recursos para comprar retardantes de fogo biodegradáveis, compostos químicos misturados à água, e alocar mais aviões que fazem o combate direto ao incêndio.

saiba mais

Fogo no Pantanal: pantaneiros passam noites em claro para evitar incêndios

Pantanal tem mais de 165 mil focos de queimadas na primeira quinzena de setembro

 

“Há, nos parques, locais inacessíveis, que não têm estrada, não se consegue chegar onde está o fogo”, afirmou o governador, ao defender o uso dos aviões que despejam os retardantes em áreas em combustão.

Segundo perícia realizada pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT), alguns incêndios foram provocados com o propósito de queimar a vegetação desmatada, inclusive “para criação de área de pasto para gado.”
Source: Rural

Leave a Reply