Skip to main content

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

 

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento formado por mais de 200 representantes do agronegócio, setor financeiro, sociedade civil e academia, apresentou seis propostas ao governo federal para reduzir o desmatamento, em especial na Amazônia.

As estratégias, segundo o grupo, visam ações "de maneira rápida e permanente" e são classificadas como "de fundamental importância para o país". "Há uma clara e crescente preocupação de diversos setores da sociedade nacional e internacional com o avanço do desmatamento", afirma o movimento.

saiba mais

Polícia Federal investiga cinco fazendas do MS por terem dado início a incêndios no Pantanal

Amazônia tem quase meio milhão de focos de incêndio em apenas 15 dias

 

O manifesto cita as mobilizações de investidores e empresários anunciadas na semana passada sobre preocupações com questões ambientais no Brasil. Destaca, ainda, a pressão internacional para que medidas sejam tomadas com urgência pelo governo federal.

A primeira ação é a retomada e intensificação da fiscalização, com rápida e exemplar responsabilização pelos ilícitos ambientais identificados. "É necessário apoiar e ampliar o uso de inteligência e expertise do Ibama, ICMBio e Funai, visando à responsabilização pelos ilícitos ambientais por meio da punição ágil, ampla e eficiente dos infratores", diz o texto.

saiba mais

Fogo no Pantanal destrói 92% de fazenda considerada berço das araras-azuis

Falta de infraestrutura dificulta tratamento de animais queimados no Pantanal

 

A segunda estratégia é a sSuspensão dos registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que incidem sobre florestas públicas e responsabilização por eventuais desmatamentos ilegais. "Há mais de 11 milhões de hectares em CAR declarados sobre florestas públicas que acabam sendo utilizados para legitimar processos de grilagem", denuncia o movimento.

Destinar 10 milhões de hectares à proteção e uso sustentável é a terceira ação proposta. Segundo a Coalizão, isso daria um "sinal claro aos grileiros de que há ação governamental em curso e que a invasão de terra pública não será tolerada", além de reduzir o desmatamento, ampliar a proteção e manter os estoques de carbono.

saiba mais

Pressão internacional contra desmatamento pode inviabilizar agropecuária, avalia Abrafrigo

Entidades propõem moratória ao desmatamento na Amazônia

 

A quarta ação proposta é a concessão de financiamentos sob critérios socioambientais. "Ações mais exigentes (associadas ao devido cumprimento da legislação) para a concessão de crédito já demonstraram bons resultados no passado na coibição do desmatamento ilegal em áreas privadas", cita o manifesto.

A quinta sugestão é que os órgãos ambientais tenham total transparência e eficiência às autorizações de supressão da vegetação. "A transparência das informações ajuda a diferenciar os produtores que estão atuando dentro da lei daqueles que agem de forma ilegal" e, segundo o movimento, "é fundamental para a seleção de agricultores que atuem na legalidade e exclusão dos ilegais, por parte de atores do mercado".

saiba mais

Brechas no TAC da Carne permitem venda de gado de áreas ilegais na Amazônia

Empresários dizem que desmatamento ilegal fere a Constituição e cobram ação do STF

 

Por fim, a sexta estratégia apresentada é a suspensão de todos os processos de regularização fundiária de imóveis com desmatamento após julho de 2008. "A grilagem de terras públicas é um dos principais vetores de desmatamento. Ao cessar os processos de regularização destas áreas corta-se o principal estímulo à grilagem e, por consequência, ao desmatamento", destaca o texto.
Source: Rural

Leave a Reply