Skip to main content

(Foto: Robispierre Giuliani/Ed. Globo)

 

O que leva a ocorrer baixa produção de lactose no leite?

Fernanda Lima, via Facebook

A baixa produção de lactose é um problema que pode estar associado à sanidade do rebanho. O aumento da Contagem de Células Somáticas (CCS) causa redução no teor de lactose do leite, principalmente devido às lesões que ocorrem nas células secretoras da glândula mamária em casos de mastite.

Assim, distúrbios da glândula mamária podem ocasionar em menor biossíntese desse açúcar, ou aumentar a permeabilidade da membrana que separa o leite do sangue, resultando na perda de lactose para corrente sanguínea.

saiba mais

O que fazer para que o pé de limão dê frutos?

Como fazer vitamina caseira para suplementar a alimentação de pintos

 

Além disso, a infecção da glândula mamária pode contribuir para a contaminação bacteriana do leite, organismos que utilizam a lactose como principal substrato. Para complicar, entre os sólidos do leite, o teor de lactose é o parâmetro mais difícil de se mudar, seja por meio da nutrição do animal ou do melhoramento genético.

E, uma das exigências da Instrução Normativa 77 (IN 77) é a fixação de teores mínimos de lactose (4,3%). Por isso, o auxílio de uma assistência técnica é importante para corrigir a produção de lactose no leite da vaca.

Consultora: Juliana Mendonça, doutoranda em medicina veterinária na Universidade Federal Fluminense (UFF), e pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rua Eugênio do Nascimento, 610, Dom Bosco, Juiz de Fora (MG). CEP: 36038-330. Tel.: (32) 3311-7400. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply