Skip to main content

(Foto: Tom Gannam/Reuters)

 

 

O levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) constatou que até o mês passado os produtores de Mato Grosso já tinham vendido antecipadamente 55,9% da soja e 50,9% do milho da safra 2020/2021. O histórico das estatísticas do Imea mostra que na safra passada estes níveis recordes de comercialização só foram atingidos em novembro de 2019, quando 51,1% da soja e 51,6% do milho estavam vendidos.

Segundo o Imea, as vendas da soja no mês passado avançaram 5,3 pontos percentuais e estão 24,9 pontos acima do ritmo da comercialização registrado em agosto do ano passado, quando 31% da safra estava comprometida. A média das vendas nos últimos cinco anos para o período é de 28,6%. Os produtores já venderam também 3,5% da soja que será colhida em janeiro de 2022.

A soja em Mato Grosso será semeada a partir do dia 15 de setembro, quando termina o fim do período do vazio sanitário para controle da ferrugem asiática. A colheita da oleaginosa começa na primeira quinzena de janeiro e na sequência, na mesma área, os produtores realizam o plantio do milho, que será colhido a partir de maio.

A pesquisa do Imea relata que a comercialização antecipada de 50,9% do milho que será semeado entre janeiro e março está 15 pontos avançada em relação a agosto do ano passado (35,8%) e é o dobro da média de 25% registrada nos últimos cinco anos para o período.
Source: Rural

Leave a Reply