Skip to main content

Carla Sanches Rossato organiza dias de campo apenas para mulheres visando transferência de conhecimento (Foto: Divulgação/Acervo)

 

Desde a infância, o campo acompanha a vida de Carla Sanches Rossato. E com o passar do tempo, também chegam as transformações. Formada em medicina veterinária, Carla decidiu seguir os passos do pai na administração das fazendas no Paraná, mas percebeu que a paixão precisava se aliar às inovações do setor.

Atualmente responsável por quatro propriedades na região paranaense de Sertaneja e Santa Mariana, Carla comanda a produção de soja, milho e a criação gado com sede de aprendizado. Em entrevista à Globo Rural, a veterinária defende que a principal característica de uma gestão bem sucedida passa pelo tripé planejamento, conhecimento dos negócios e acompanhamento do manejo.

Quando acaba a safra, eu vou conferir se a produção realmente está batendo com o mapa de análise de solo

Carla Sanches Rossato, produtora em Sertaneja e Santa Mariana (PR)

saiba mais

Abertas as inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro

 

“Se você fizer uma correção diferente do que o solo precisa e a planta necessita, você não vai ter aumento de produção, então é preciso conhecimento da área para fazer o investimento com resultado”, aconselha.

É assim que Carla se mostra: conhecedora dos detalhes da propriedade, do solo aos rendimentos, tudo com a ajuda da agricultura de precisão. “A propriedade era agrícola e a transformei em pecuária, mas uma pecuária moderna. Tudo com piquete, rotacionado, com análise de terra e adubação. Faço análise de solo e correção com taxa variável, de acordo com a necessidade específica de cada área, e todas as minhas colheitadeiras têm mapa de produção que informa o que o lote está produzindo. Quando acaba a safra, eu vou conferir se a produção realmente está batendo com o mapa de análise de solo, para ver onde se produziu menos e se houve algum erro de manejo”, detalha.

Prêmio Mulheres do Agro

 

(Foto: Divulgação/Acervo)

 

Ao ser questionada sobre desafios que enfrentou por ser uma mulher frente à gestão dos negócios, a paranaense admite que passou por algumas ocasiões desconfortáveis com funcionários, mas foram poucas. “Todo mundo foi se acostumando com a minha presença”, lembra, ao dizer que a participação em reuniões de entidades de classe, cooperativas e cerealistas tornou a aceitação mais fácil.

Com o passar do tempo, Carla Sanches Rossato se tornou referência feminina em gestão na região onde atua. Ela é uma das embaixadoras da terceira edição do Prêmio Mulheres do Agro. A premiação, promovida pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela Bayer, busca reconhecer mulheres à frente dos negócios e incentivar que cada vez mais o agro tenha mulheres em papel de liderança.

Este também é o objetivo da produtora, que organiza dias de campo apenas com mulheres para fomentar a troca de conhecimento e a união feminina. “Sempre faço dias de campo nas minhas propriedades para mostrar a elas o que dá certo e o que não dá. Gosto de incentivar e encorajar essas mulheres, para mostrar que elas são capazes, que elas podem e que a situação mudou muito”, defende.

saiba mais

Embaixadoras do Prêmio Mulheres do Agro são convidadas do podcast Palavra do Campo

Produtora assume os negócios com mãe e irmã e cria União das Mulheres do Agro

 
Source: Rural

Leave a Reply