Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (8/9) no site da Globo Rural.

Gafanhotos em Mato Grosso

 (Foto: Associação de Quintas do Bandeira/Divulgação)

 

Produtores de frutas e hortaliças em áreas rurais nas redondezas de Cuiabá, capital do Mato Grosso, têm sofrido prejuízos com o ataque de gafanhotos. A espécie que tem danificado as plantações é a Tropidacris collaris, inseto quase três vezes maior que a Schistocerca cancellata, o já famoso gafanhoto sul-americano originário do Paraguai e Argentina.

Segundo a presidente da Associação de Moradores de Quintas do Bandeira, a maior parte dos 380 residentes locais relatou perdas com a praga. 

Crédito verde

 (Foto: Agência Brasil)

 

 

Produtores rurais que atenderem critérios de sustentabilidade poderão ser beneficiados com até 20% a mais de crédito rural, segundo anúncio feito nesta terça-feira (8/9) pelo Banco Central (BC). A partir de 2021, a autoridade monetária vai identificar se as atividades de clientes das instituições financeiras incluem recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, uso de energia renovável, sequestro de carbono, outorga de água a fim de beneficiar aqueles que estejam produzindo de forma sustentável.

Arroz mais barato?

(Foto: Irga/Divulgação)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu nesta terça-feira (8/9) que o governo fará o preço do arroz baixar e que o produto não vai faltar nas prateleiras dos supermercados. "O arroz não vai faltar; agora ele tá alto, mas nós vamos fazer ele baixar. Se Deus quiser vamos ter uma supersafra ano que vem", disse a ministra em resposta a uma youtuber mirim de 10 anos. 

Frigoríficos e Covid-19

(Foto: Anffa Sindical/Divulgação)

 

Perto de completar seis meses do início do estado de calamidade decretado pelo Congresso diante do avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) alcançou a marca de 100 termos de ajustamento de conduta (TAC) firmados com frigoríficos. Os acordos garantiram proteção a mais de 185 mil trabalhadores no Brasil, de acordo com Procuradoria Geral do Trabalho. 

Filipinas liberam frango

 (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

As Filipinas voltaram atrás e retiraram a suspensão à importação de carne de frango brasileiro. A decisão, segundo a agência Bloomberg, foi tomada após o governo local receber do Brasil garantias de que o país está adotando medidas para prevenir a Covid-19. Caso medidas de higiene e controle sanitário não sejam tomadas, cargas serão confiscadas. 

Calor e pouca chuva no país

 (Foto: José Medeiros)

 

O início da nova safra deve ter atenção redobrada para os plantios, já que as condições climáticas ainda não estão favoráveis. De acordo com o boletim da Rural Clima, grande parte do Brasil seguirá com tempo seco durante o mês de setembro, e os bons volumes de chuva devem retornar somente no início de outubro. Confira previsão completa. 

Saque em caminhão

 (Foto: TV Globo/Reprodução)

 

Após um caminhão tombar na Rodovia Régis Bittencourt, no início da manhã desta terça-feira (8/9), várias pessoas arrombaram a porta traseira do veículo e começaram a saquear pedaços de carne. As carnes foram até arrastadas no chão, devido ao peso, e colocadas em veículos particulares.

Aquicultura

(Foto: Creative Commons/Bill Bredley)

 

A recém aprovação da medida provisória dos bens públicos (MP 915/19) validada pelo Senado e convertida na Lei 14.011/20, tem tudo para mudar o patamar da piscicultura no Brasil. Uma das mudanças é que a MP facilita o processo de cessão onerosa de águas da União para a criação de peixes, o que permitirá incremento na produção de 3 milhões de toneladas por ano.

Mario Sergio Cortella

 (Foto: Divulgação/Chico Max)

 

O filósofo Mario Sergio Cortella aborda a relação das pessoas com o alimento no podcast Palavra do Campo. No novo episódio, ele fala sobre interesse na origem do alimento e aumento do plantio em casa. Entrevistado da edição de setembro da Globo Rural, o podcast já está disponível nos streamings e no site. 
Source: Rural

Leave a Reply