Skip to main content

(Foto: Ormuzd Alves/Ed.Globo)

 

O início da nova safra deve ter atenção redobrada para os plantios, já que as condições climáticas ainda não estão favoráveis. De acordo com o boletim da Rural Clima, grande parte do Brasil seguirá com tempo seco durante o mês de setembro, e os bons volumes de chuva devem retornar somente no início de outubro.

A semana se mostra com pouquíssima chuva sobre grande parte do Brasil. Apenas no Sul há chance de ocorrência de precipitação ao longo dos próximos dias, o que possibilitará a manutenção da umidade do solo para o desenvolvimento das lavouras de trigo e principalmente para o plantio de arroz e milho.

 

saiba mais

Expectativa de nova safra recorde é destaque na edição de setembro da Globo Rural

 

Segundo a Rural Clima, há previsões relativamente volumosas sobre grande parte da metade sul do Rio Grande do Sul, uma das principais regiões produtoras de arroz. "No restante do Brasil, grande parte sem previsão de chuva e com temperaturas bastante elevadas", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Algumas áreas que também devem receber chuva nos próximos dias são o Paraná, o sul do Mato Grosso do Sul e o Cerrado Mineiro. No Paraná, o plantio da nova safra de soja não deve ser iniciado ao longo dessa semana. Para cana-de-açúcar e café, no entanto, as condições são favoráveis à colheita, "mas o déficit hídrico acentuado já preocupa".

saiba mais

Seca em setembro deve atrasar plantio da nova safra de verão

 

Nas regiões produtoras do Cerrado, setembro continuará extremamente seco e quente, com perspectiva de chuva abrangente e favorável aos plantios somente a partir do começo de outubro. "Algumas áreas do Mato Grosso e norte de Goiás terão chuvas irregulares e, no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os bons volumes de chuva voltam apenas a partir da próxima semana", observa o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply