Skip to main content

(Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

 

As Filipinas voltaram atrás e retiraram a suspensão à importação de carne de frango brasileiro. A decisão, segundo a agência Bloomberg, foi tomada após o governo local receber do Brasil garantias de que o país está adotando medidas para prevenir a Covid-19.

Por outro lado, o Departamento de Agricultura das Filipinas informou que exigirá que as embalagens de frango provenientes do Brasil tenham selos que garantam manuseio adequado e rígidas medidas de higiene e controle sanitário do vírus. Caso isso não seja feito, as cargas serão confiscadas.

saiba mais

Brasil pede "retirada imediata" de embargo de Filipinas ao frango brasileiro por Covid-19

ABPA fará reunião com sindicatos para tratar da Covid-19 em frigoríficos

 

 

Na sexta-feira (4/9), o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores divulgaram nota pedindo a retirada imediata do embargo. Filipinas suspenderam a importação depois que a China notificou um resultado positivo para a Covid-19 em testes realizados em um lote da asa de frango exportada pelo frigorífico da Aurora em Xaxim (SC).

Para o governo brasileiro, o veto ao frango não seguiu os princípios nem os ritos previstos no Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), além de não haver consenso na comunidade científica internacional sobre a transmissão do coronavírus pelos alimentos.

saiba mais

Diferente do Brasil, Argentina proíbe frigoríficos com casos de Covid-19 de exportarem

Alta dos grãos pode gerar crise entre frigoríficos, aponta Faesc

 

 

 

No ano passado, o país foi destino de 63,4 mil toneladas de carne de frango exportada pelo Brasil, 1,5% do total. Nos seis primeiros meses deste ano, contudo, o volume embarcado para o mercado filipino somou 43,8 mil toneladas, volume 70% maior ao registrado em igual período de 2019.
Source: Rural

Leave a Reply