Skip to main content

(Foto: JBS/Divulgação)

 

Perto de completar seis meses do início do estado de calamidade decretado pelo Congresso diante do avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) alcançou a marca de 100 termos de ajustamento de conduta (TAC) firmados com frigoríficos.

Segundo levantamento da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), os acordos para garantir medidas de prevenção e controle da doença entre trabalhadores do setor envolvem 32 empresas e beneficiaram 185.228 profissionais.

saiba mais

Filipinas retiram veto a frango brasileiro, mas exigem selo contra Covid em embalagem

ABPA fará reunião com sindicatos para tratar da Covid-19 em frigoríficos

 

Além dos termos assinados nos últimos seis meses, o MPT ajuizou 25 ações civis públicas contra frigoríficos devido à falta de medidas mínimas de segurança a funcionários alocados na linha de produção. Desse total, 17 foram contra a JBS.

Ao contrário de suas concorrentes, a empresa optou por não firmar termos de ajustamento de conduta com o MPT e chegou a ter unidades paralisadas devido ao aumento do número de casos confirmados no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul.

saiba mais

Diferente do Brasil, Argentina proíbe frigoríficos com casos de Covid-19 de exportarem

 

Segundo estimativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação e Afins (CNTA) e da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT (Contac), cerca de 20% dos funcionários o setor de frigorífico já contraíram a Covid-19 no Brasil.

As entidades têm defendido a adoção de medidas adicionais de proteção aos trabalhadores, como aumento do distanciamento mínimo na linha de produção a partir da reorganização das escalas e jornadas de trabalho e a testagem em massa periódica dos funcionários.

saiba mais

Alta no preço dos grãos pode gerar crise entre frigoríficos, aponta Faesc

 

Ao todo, o Brasil tem mais de 500 mil trabalhadores no setor frigorífico. Segundo dados trimestrais do IBGE, 1,9 mil unidades informaram abates no primeiro trimestre deste ano, mais da metade delas em operações com bovinos.
Source: Rural

Leave a Reply