Skip to main content

(Foto: CNA/Divulgação)

 

A proposta de reforma tributária enviada pelo governo federal ao Congresso aumentará os custos e reduzirá a rentabilidade de hortaliças. É o que apontou levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O estudo, que simulou as consequências da proposta de alíquota única da PEC 45/2019, mostrou que aumentariam os custos de produção de mandioca (7,5%), alface (11,6%) e tomate (14,6%), causando queda na rentabilidade de 1.507% (mandioca), 63,1% (alface) e 147,4% (tomate).

saiba mais

Aumento de oferta no atacado leva a queda nos preços de hortaliças

Brasileiro aumentou consumo de frutas, hortaliças e feijão na pandemia, aponta estudo

 

Os dados foram apresentado, nesta quarta-feira (2/9), pelo coordenador do grupo de trabalho sobre a Reforma Tributária do Instituto Pensar Agro (IPA), Bruno Lucchi, em reunião virtual da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças do Ministério da Agricultura. 

“O estudo da CNA alerta sobre o impacto da reforma tributária, se mal conduzida, para os produtores de hortaliças. O documento construído pelo IPA busca simplificação de processos e o não aumento da carga tributária para o agronegócio brasileiro e deve ser usado para pautar os parlamentares sobre os interesses do setor”, afirmou Lucchi.
Source: Rural

Leave a Reply