Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (2/9) no site da Globo Rural.

Seca deve atrasar plantio

 (Foto: Sergio Rannalli/Ed. Globo)

 

No mês de setembro, os produtores brasileiros aguardam o fim do período seco para iniciar o plantio. Mas, neste ano, a previsão é de um atraso no período chuvoso. Assim, a safra de verão começará desafiando os produtores a ter paciência. Confira a perspectiva para cada região. 

Queimadas no Mato Grosso

(Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)

 

Mato Grosso teve 1,7 milhão de hectares queimados entre janeiro e 17 de agosto, o que dá mais de 7,4 mil hectares por dia. Os dados são de levantamento do Instituto Centro de Vida (ICV), baseados na plataforma Global Fire Emissions Database, da norte-americana NASA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O documento aponta que 874 mil hectares afetados estão em imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Exportações de soja

 (Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

As exportações brasileiras de soja totalizaram 6,232 milhões de toneladas em agosto, aumento de 24,5% ante igual período do ano passado (5,004 milhões de toneladas). Porém, ante julho, quando o Brasil embarcou ao exterior 10,372 milhões de toneladas, o volume foi 39,9% menor.

Já em setembro, de acordo com previsão da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve exportar 4,191 milhões de toneladas. A Anec também estimou o volume exportado pelo país em agosto em 5,594 milhões de toneladas, com base nos dados de embarque até o dia 29 e no que estava programado para os dias 30 e 31.

Calendário de leilões

(Foto: Divulgação)

 

As vendas de touros em leilões prosseguem agitadas e com médias superiores às do ano passado. O otimismo contempla as diferentes raças e está espalhado por diversos Estados: seja São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso ou outros, a liquidez é de 100%. Com isso, três marcas tradicionais movimentam calendário de leilões em setembro: Sant’Anna, Casa Branca e São Xavier estão confiantes em "pista limpa" diante do bom momento do setor. 

Ministra alemã contra acordo Mercosul-UE

 (Foto: Reprodução/Ed. Globo)

 

Durante encontro de ministros da Agricultura dos Estados-membros da União Europeia (UE), a titular da pasta na Alemanha, Julia Klöckner, se posicionou contra a conclusão do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul em seus moldes atuais. Klöckner citou o desmatamento na Amazônia e disse que o pacto faria produtores da Europa competirem com alimentos produzidos de forma prejudicial ao meio ambiente. 

Reforma tributária impacta hortaliças

(Foto: CNA/Divulgação)

 

A proposta de reforma tributária enviada pelo governo federal ao Congresso aumentará os custos e reduzirá a rentabilidade de hortaliças. É o que apontou levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O estudo, que simulou as consequências da proposta de alíquota única da PEC 45/2019, mostrou que aumentariam os custos de produção de mandioca, alface e tomate. 

Alta no algodão

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

A demanda elevada da indústria para repor os estoques de algodão levou a maior alta mensal da pluma desde janeiro de 2016, segundo monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. No entanto, de modo geral, as negociações ainda envolvem pequenos volumes.

Podcast Palavra do Campo

 (Foto: Estúdio de criação/Ed. Globo)

 

Seis produtoras que estão em Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul são as convidadas do novo episódio do podcast Palavra do Campo. No comando de fazendas de todos os tamanhos, elas passaram por desafios e conquistas até serem reconhecidas pelos resultados e nomeadas embaixadoras do Prêmio Mulheres do Agro. Ouça o podcast.

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply