Skip to main content

Matriarca (à direita) sofreu falência múltipla de órgãos devido à idade avançada (Foto: ABCB Senepol/Divulgação)

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) anunciou a morte da vaca SBR ASAP Akatí 69L, primeira doadora de material genético da raça introduzida no Brasil.

Com 20 anos de idade, o animal estava “aposentado” desde dezembro do ano passado e apresentou falência múltipla dos órgãos decorrente da sua idade avançada, segundo apontou a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

saiba mais

Frigoríficos priorizam animais jovens e abate de vacas cai para o menor nível desde 2002

 

Desde que chegou ao Brasil, a vaca SBR ASAP Akatí 69L produziu 143 descendentes em 28 criatórios diferentes no país. Entre sua prole, estão animais de destaque, como seu filho Mehum da Soledade, touro recordista de venda de sêmen no Brasil; e seu neto Jumbo da Mata, touro Campeão do Alta Performance Tufubarina 2015.

Além dos seus descendentes, a primeira vaca Senepol do país deixa um clone, a SBR ASAP Akatí 69L TN1, que manterá a disseminação do seu material genético no país.

saiba mais

Leilão virtual vende 500 vacas e fatura mais de R$ 3 milhões

 

Voltados para a pecuária de corte, os animais Senepol são famosos por apresentar rápido crescimento e chegam a valer até 40% mais que as raças zebuínas. A raça também consegue sobreviver sem água por vários dias, tendo se adaptado às diversas regiões do país, de áreas pantanosas e de mata, a biomas mais áridos, como o cerrado.

A ABCB Senepol estima que o rebanho brasileiro de animais da raça Senepol tenha atingido a marca de 100 mil cabeças em 2019, um crescimento anual de 11,2%.
Source: Rural

Leave a Reply