Skip to main content

Na plataforma da FreteBras, oferta para transporte de soja mais que dobrou no 1º semestre (Foto: Emiliano Capozoli/Ed. Globo)

 

A produção maior e o aumento das exportações de soja neste ano vêm refletindo na oferta e demanda por fretes nas principais rotas de exportação do grão no Brasil. A avaliação é da plataforma online FreteBras, com base em seu banco de dados, que, de acordo com a empresa, reúne mais de 420 mil caminhoneiros e publica cerca de 600 mil ofertas de transporte de cargas por mês.

De acordo com o levantamento, a oferta de fretes para carregamento de soja demonstrou aceleração na primeira metade de 2020. No acumulado do semestre, aumentou em 151% em comparação com os primeiros seis meses de 2019.

Só entre janeiro e março, o crescimento havia sido de 71% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. No intervalo entre abril e junho, a contratação de frete de carga de soja foi 189% superior à registrada no segundo trimestre de 2019.

saiba mais

Anec reduz em 500 mil toneladas expectativa de exportação de soja em agosto

Puxadas pela soja, exportações do agro batem recorde de janeiro a julho

 

Segundo a FreteBras, a oferta de fretes originados no Estado do Paraná teve alta de 50%. Em Goiás, o crescimento foi registrado na mesma proporção. No Rio Grande do Sul, a expansão foi de 25% e, em Mato Grosso, maior produtor nacional, foi de 68%.

No comunicado da empresa, o diretor de operações Bruno Hacad destaca a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de soja 2019/2020. A colheita é estimada em 120,9 milhões de toneladas, alta de 5,1%.

“Temos uma projeção de safra recorde no ciclo 2020/2021 e o aumento na movimentação dos portos mostra alta na exportação da soja em grão e processada, que corresponde a farelo e óleo”, afirma, na nota.
Source: Rural

Leave a Reply