Skip to main content

(Foto: Ronaldo Rosa/Divulgação)

 

A Embrapa Amazônia Oriental (PA) lançou um calendário de fruteiras na Amazônia para orientar os produtores da região sobre o cultivo de 21 espécies frutíferas nativas, exóticas ou nacionais introduzidas. A ideia é auxiliar no planejamento da produção comercial e estimular o desenvolvimento local. 

Disponível para download gratuito no portal da Embrapa, o calendário é uma síntese de mais de duas décadas de pesquisas com fruteiras na região, muitas com demandas nacional e internacional em franca expansão.

 

saiba mais

Licuri vira ingrediente de cosméticos e aumenta renda de famílias na Bahia

 

A obra, de autoria da pesquisadora Walnice Nascimento e da jornalista Kélem Cabral, ambas da Embrapa, traz embasamento científico aos sistemas de produção dessas espécies, de forma a gerar novas oportunidades de renda a produtores e contribuir para a conservação da biodiversidade amazônica.

Os pesquisadores acompanharam a produção de frutos de espécies nativas e exóticas nas dependências do setor de fruticultura da Embrapa, em Belém (PA). Antes disso, o centro de pesquisa já atuava coletando sementes, cultivando, avaliando e selecionando os melhores exemplares a fim de propagá-los e oferecer opções novas e otimizadas para o cultivo de frutíferas.

saiba mais

Pesquisa inédita mapeia desigualdade racial entre proprietários rurais brasileiros

 

 

As espécies do calendário dividem-se em cinco grupos: nativas amazônicas com uso consagrado (açaí, cupuaçu, castanha-do-brasil, bacuri, taperebá e jenipapo); nativas amazônicas promissoras (araçá-boi, muruci, uxi, pequiá, abiu, bacupari, grumixama e camu-camu); nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica (pitanga); exóticas de cultivo atávico, muitas vezes confundidas na região com espécies nativizadas (carambola, fruta-pão, abricó e sapotilha); e exóticas de cultivo recente (mangostão e rambutã).

“Ponderando-se as diferenças climáticas locais, os resultados podem ser considerados válidos e, se necessário, adaptados para toda a Amazônia, com possíveis variações de um a dois meses em cada fase”, explica a pesquisadora. 

saiba mais

Bioestimulante otimiza uso de água e nutrientes e melhora desempenho de hortaliças

 

 

Ao todo, são nove fases ilustradas no calendário: preparo de mudas em viveiro, plantio de mudas em campo, crescimento vegetativo, troca de folhas, floração, pico de floração, frutificação (fruto verde), semeadura e colheita/coleta de frutos. 

Organizadas dessa forma, as informações tornam mais fácil o planejamento mês a mês das atividades de produtores e viveiristas, otimizando recursos e maximizando a produção.
Source: Rural

Leave a Reply