Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (26/8) no site da Globo Rural.

Cotação recorde do algodão

 (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

O indicador do algodão em pluma calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) atingiu na terça-feira (25/8) o maior patamar em dois anos, cotado a R$ 3,3206 por libra-peso da pluma, em alta semanal de 7,4%.

Segundo os analistas do Cepea, a colheita da safra 2019/2020 já ultrapassou de metade no Brasil, mas o beneficiamento ainda está em baixo ritmo.

Queda nos estoques de laranja

 (Foto: Viviane Taguchi)

 

Os estoques físicos de suco de laranja das empresas associadas à CitrusBR somaram 471.138 toneladas em 30 de junho de 2020, volume é 86% maior em comparação a mesma data de 2019. Para o final do atual ciclo, em 30 de junho de 2021, a CitrusBR estima que os estoques finais de FCOJ equivalente devem estar compreendidos em um intervalo entre 240.000 e 280.000 toneladas.

Alerta de tufão na China

 (Foto: Daderot/Wikimedia Commons)

 

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China fez um alerta para a passagem do tufão Bavi de categoria 8, que se movimenta no mar da China Oriental em direção ao continente e deve ter uma força devastadora.

Foi instaurado o alerta de urgência contra tufões, que exige que os departamentos agrícolas e rurais de diversas localidades implementem várias medidas de defesa para reduzir perdas e danos.

Redução na exportação da soja

 (Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

A expectativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) quanto às exportações de soja do Brasil em agosto caiu para 6,025 milhões de toneladas, segundo relatório semanal divulgado na noite de terça-feira (25/8). Até a semana passada, a previsão era de 6,582 milhões de toneladas.

Congelamento de pomares

 (Foto: Epagri/Divulgação)

 

O uso de uma técnica para congelar os pomares tem ajudado agricultores de Santa Catarina a evitar perdas no cultivo de frutas de caroço causadas pelo frio ou geada. O sistema é constituído por aspersores que provocam uma “chuva” no pomar na iminência da geada. Quando a temperatura do ambiente chega a 1°C, com tendência de queda, é hora de o produtor ligar os aspersores.

Consumo de peixe no Brasil

 (Foto: Michele Ursino/CCommons)

 

Uma pesquisa feita pela Embrapa Pesca e Aquicultura em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) identificou o perfil do consumidor brasileiro que adquire peixes em supermercados.O estudo concluiu que a preferência dos consumidores é pelo produto fresco e pelo filé e cortes.

Consumo de alimentos na pandemia

 (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 

A pandemia tem feito muita gente aumentar o consumo de comida caseira e fresca. É o que mostram as primeiras análises do Estudo NutriNet Brasil, que indica crescimento na compra de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) no Brasil. Por outro lado, o estudo constatou um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados nas regiões Norte e Nordeste e entre as pessoas de escolaridade mais baixa. 

Café vira floresta

 (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

A Fazenda Daterra, localizada na região do Cerrado Mineiro, encabeça uma iniciativa sustentável em meio à pandemia: para cada quilo de café torrado e vendido durante este período, uma árvore será plantada. A ação, entitulada Projeto Beanstalk, vai resultar em uma floresta de 20 hectares com pelo menos 37.307 árvores nativas plantadas.

Economia verde

 (Foto: Reprodução/ TV Globo)

 

A adoção de opções de economia verde específicas para determinados setores produtivos no período pós-pandemia pode acrescentar à economia brasileira R$ 2,8 trilhões, com a geração de dois milhões de empregos até 2030. A conclusão é de um liderado pela organização não governamental (ONG) WRI Brasil e pela New Climate Economy e assinado por pesquisadores de seis instituições nacionais.
Source: Rural

Leave a Reply