Skip to main content

(Foto: iStock)

 

Uma pesquisa desenvolvida por Embrapa Hortaliças (DF) e alunos e professores da Universidade de Brasília (UnB) constatou que nanopartículas bioestimulantes obtidas pela modificação térmica do carbono melhoram o desempenho de hortaliças e outras culturas, como pimentões, tomates e alfaces.

Isso ocorre porque o nanoproduto aumenta a taxa de fotossíntese, além de otimizar o aproveitamento de água e o uso de nutrientes pela planta. A eficiência do chamado Krill A32 nos cultivos foi comprovada após testes agronômicos.

saiba mais

Universitários criam horta residencial inteligente que só precisa regar a cada 25 dias

 

“Os resultados dos testes vieram rápido, em alguns meses, e agora temos um biofertilizante que além de proporcionar efeitos nutricionais e fisiológicos favoráveis é metabolizado pela planta, ou seja, não passível de acúmulo”, explica Juscimar da Silva, pesquisador da Embrapa da área de Solos e Nutrição de Plantas.

Segundo o pesquisador, o Krill A32 atua também como fertilizante ao ofertar macros e micronutrientes necessários para o crescimento dos vegetais, como nitrogênio, fósforo, potássio, ferro e zinco, por exemplo.

saiba mais

Startup brasileira cria controle biológico para carrapato bovino

 

O trabalho de pesquisa começou em 2016 e passou por várias etapas. “A tecnologia baseada foi desenvolvida no Instituto de Química da UnB, e participamos dos detalhes agronômicos, com a utilização da infraestrutura dos campos experimentais da Embrapa Hortaliças para a realização de testes com plantas de tomate, pimentão e alface, inicialmente, e que foram ampliados com experimentos em Macaé (RJ)", afirma Silva.

Além disso, ele ainda destaca o fato de servir como um biomarcador fácil de ser rastreado e, portanto, bastante útil em estudos científicos. “Quando exposta a luzes ultravioletas, a nanopartícula emite luz com tonalidade azul ou até vermelha, permitindo o rastreamento do produto dentro da planta, a sua distribuição e identificar se o produto foi realmente aplicado ou não", ressalta.
Source: Rural

Leave a Reply