Skip to main content

Algodão (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

 

 

O indicador do algodão em pluma calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) atingiu na terça-feira (25) o maior patamar em dois anos, cotado a R$ 3,3206 por libra-peso da pluma, em alta semanal de 7,4%.

Segundo os analistas do Cepea, a colheita da safra 2019/2020 já ultrapassou de metade no Brasil, mas o beneficiamento ainda está em baixo ritmo. “Esse cenário mantém limitada a oferta de algodão em pluma no mercado spot nacional, especialmente de lotes de maior qualidade.”

Em Mato Grosso, maior produtor nacional, o ritmo dos trabalhos está mais avançado. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) calcula que 88,5% da área foi colhida até a semana passada.  Os analistas do Imea relatam que o beneficiamento da pluma ainda é tímido, pois o produtor tende a priorizar o cumprimento dos contratos de venda antecipada.

Os pesquisadores do Imea reportam que os vendedores consultados, que estão atentos à valorização do dólar frente ao real e à alta nas cotações externas, continuam firmes nos valores pedidos para novas negociações. “Do lado da demanda, enquanto parte dos compradores segue realizando carregamentos da pluma já contratada, outros, sem estoques, necessitam adquirir novos lotes e, para isso, precisam pagar valores mais elevados.”
Source: Rural

Leave a Reply