Skip to main content

(Foto: João Marcos Rosa/Ed. Globo)

 

O preço médio pago ao produtor gaúcho de leite nos dez primeiros dias de agosto registrou alta de 3,83%, segundo levantamento realizado pelo conselho paritário formado por indústria e produtores do Rio Grande do Sul (Conseleite-RS). Segundo o órgão, o valor de referência de R$ 1,5082 para o leite no Estado registrado este mês é o maior dos últimos 14 anos, sustentado pelo aumento da demanda interna em meio à desvalorização do real, o que tem reduzido as importações e, consequentemente, a oferta.

De acordo com dados compilados pelo Ministério da Agricultura, as importações brasileiras de lácteos registram queda de 26% este ano, com 64,9 mil toneladas adquiridas do mercado internacional até julho.  “O mercado está aquecido. Nos últimos 14 anos, nunca atingimos esse valor, o que é compreensível no momento atual. A dúvida agora é se essa valorização terá seguimento ao longo do ano”, destaca, em nota, o professor da Universidade Federal de Passo Fundo e responsável  pelo levantamento do Conseleite, Marco Antonio Montoya.

Segundo o presidente do Conseleite-RS, Rodrigo Rizzo, além do cenário de menor oferta, os efeitos do auxílio emergencial sobre a demanda interna. Com isso, ele avalia que o aumento do preço do leite no mercado interno possa tornar as importações novamente atrativas. “Apesar da valorização cambial, as aquisições externas voltam a ser uma opção de oferta, o que já se verifica nos números da balança comercial de lácteos nos meses de julho e agosto”, aponta o conselho paritário em nota.

saiba mais

Preço do leite ao produtor deve bater recorde em agosto

Câmara aprova que bancos aceitem produção de leite como garantia de empréstimos

 
Source: Rural

Leave a Reply