Skip to main content

Visibilidade reduzida prejudica combate ao fogo em área rural na região de Cordoba (Foto: Governo de Cordoba)

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu pelo menos 12 quilômetros em áreas rurais na província de Córdoba, na Argentina. Segundo informações divulgadas pelo jornal Clarín, as perdas florestais com as queimadas iniciadas há mais de uma semana já somam 15 mil hectares, as maiores no país nos últimos 12 anos.

Nesta segunda-feira (24/8), o Ministério da Segurança Nacional afirmou que a situação é considerada "muito difícil", devido à "pouca visibilidade, condições meteorológicas, vento e baixa umidade". Segundo a pasta, cerca de 200 pessoas já foram evacuadas, além de inúmeros cidadãos que abandonaram suas casas por conta própria.

O governo do país declarou ainda que três casas haviam sido queimadas na localidade de Los Terrones, próximo à rota 17, enquanto outras sete residências foram afetadas pelas chamas na cidade de Capilla del Monte.

Na manhã desta terça (25/8), o Governo de Córdoba afirmou que os trabalhos prosseguiam desde a madrugada na área que abrange as cidades de Capilla Del Monte e Cosquín, Santa María De Punilla, Bialet Massé, San Roque e La Calera.

saiba mais

Nova operação aérea tenta conter avanço de gafanhotos na Argentina

Vídeo mostra gafanhotos "bloqueando" estrada no interior da Argentina

 

Por isso, a Segurança Nacional enviou 150 bombeiros às zonas dos incêndios. “Respondemos com meios aéreos e, em onde é possível, com brigadistas e coordenadores de campo”, avaliou Gabriel Fuks, secretário de Articulação Federal e máxima nacional autoridade da Proteção Civil.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária de Córdoba, os produtores afetados terão direito a isenção de impostos nas propriedades rurais. "O escopo principal do desastre agrícola é a isenção no pagamento do Imposto Imobiliário Rural; e uma vez que a documentação seja apresentada na carteira agrícola nacional de Córdoba, o estado de calamidade será homologado nesse nível", disse a agência governamental.

Em sua conta no Twitter, o governador de Córdoba, Juan Schiaretti, agradeceu ao chamado do presidente Alberto Fernández "por colocar-se à disposição na colaboração com tudo o que for necessário na luta contra os fogos que afetam nossa província".
Source: Rural

Leave a Reply