Skip to main content

(Foto: Agência Senado)

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que vai apresentar nesta quinta-feira (20/8) a ministros do governo um novo sistema para avançar na regularização fundiária por meio de sensoriamento remoto até o final do ano.

Durante o Fórum Mundial Amazônia +21, Mourão contou que a ideia será compartilhada com os ministros da Agricultura, Tereza Cristina, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

saiba mais

Mapa e Incra lançam cartilha sobre regularização fundiária na Amazônia

 

"O Ministério da Agricultura, que é o encarregado disso, está concluindo o seu planejamento (para regularização). Queremos selecionar as áreas e avançar das mais simples para as mais complexas por meio do sensoriamento remoto. Até o final deste ano, espero que a gente consiga avançar nessa questão da regularização fundiária", disse Mourão.

Para ele, o problema é que não há condições de fazer a regularização fundiária indo pessoalmente aos terrenos. "É uma quantidade de mais de 500 mil famílias assentadas, fora outras propriedades existentes. A discussão sempre ficou em cima da regularização por meio do sensoriamento remoto, isso associado ao Cadastro Ambiental Rural", afirmou.

saiba mais

Projeto de regularização fundiária pode ter medidas da "boiada de Salles", diz entidade

 

Mourão lembrou que a legislação atual permite que propriedades de até quatro módulos rurais possam ter a sua regularização feita por meio do sensoriamento remoto, mas o restante ainda depende da aprovação do Congresso para ser feito dessa forma.

"Isso (parte autorizada atualmente por sensoriamento remoto) solucionaria o problema de 80% dessas propriedades", disse. "No ano passado, o governo apresentou a MP 910 que avançava a quantidade de módulos até 15. O assunto entrou em discussão no Congresso, o resultado é o projeto de lei 2.633 que estabeleceu o limite em meia dúzia de módulos. Estamos aguardando a aprovação. Com isso, a gente regulamentaria em torno de 90% das propriedades", completou.
Source: Rural

Leave a Reply