Skip to main content

(Foto: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin)

 

Entre 2018 e 2019, 71% do desmatamento na Mata Atlântica ocorreu em 100 municípios, o que significa apenas 3% das 3.429 cidades do bioma. Os dados são do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta quarta-feira (19/8).

saiba mais

Mourão diz que apresentará novo sistema para avançar na regularização fundiária

 

“No total, cerca de 400 cidades desmataram a floresta nativa neste período, pouco mais que 10% dos municípios do bioma. Essa também foi a média de municípios desmatadores dos últimos 10 anos, apesar de haver uma variação entre 200 e 550 cidades por ano”, indica o estudo.

Dos 100 municípios que mais desmataram, 40 estão em Minas Gerais, 23 na Bahia, 22 no Paraná e 15 em outros Estados. Mas o recorde de derrubada de árvores foi em Emanuel Epídio, no Piauí. Segundo a ferramenta Aqui Tem Mata, da SOS Mata Atlântica, o município tem 11.362 hectares e foram suprimidos no período 878,89 hectares. Este é mesmo município também apresentou altos níveis de desmatamento na última década, juntamente a Alvorada do Gurguéia (PI).

saiba mais

“Sustentabilidade vai ser estratégia comercial, não problema”, diz CEO da agtech Agrotools

 

Ainda segundo o estudo, as terceira, quarta e quinta posições no ranking de desmatamento de 10 anos são ocupadas pelos municípios mineiros de Jequitinhonha, Ponto dos Volantes e Águas Vermelhas.

“Chamou a atenção dos especialistas o fato de um município conhecido por seus atrativos turísticos e um dos destinos mais conhecidos pelos brasileiros ser um dos 10 que mais perderam Mata Atlântica entre 2018-2019. Com 240 hectares desmatados, Porto Seguro (BA) ocupa o sexto lugar do ranking”, alertam os pesquisadores.

saiba mais

Incêndios em Mato Grosso do Sul aumentaram 74% em relação a 2019, aponta Inpe

 
Source: Rural

Leave a Reply