Skip to main content

Ricardo Santin (E) assumirá presidência da ABPA no lugar de Francisco Turra (Foto: Édi Pereira/ABPA/Divulgação)

 

O ex-ministro da agricultura Francisco Turra deixou nesta quarta-feira (19/8) a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) após 12 anos. Ele passará a compor o conselho consultivo da entidade, enquanto Ricardo Santin, atual diretor-executivo, assume a presidência a partir desta quinta-feira (20/8).

Turra passou a liderar a ABPA em 2008, quando ainda se chamava Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF). Em 2010, esteve à frente da união da ABEF com a entidade representativa dos produtores de aves, criando a UBABEF.

Quatro anos depois, a entidade passaria por nova fusão, dessa vez com a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), criando definitivamente a ABPA.

saiba mais

ABPA questiona Hong Kong por suspender frigorífico brasileiro e diz que levará caso à OMC

 

Desde então, a ABPA viu seu número de associados passar de 23, em 2014, para 140 ao final de sua gestão. Turra também esteve à frente da negociação para abertura de importantes mercados para indústria brasileira de proteína animal, entre eles a China, com 64 plantas habilitadas.

No total, foram abertos 16 novos mercados para o frango brasileiro desde 2008 e 14 para a carne suína. Nesse período, a exportação de carne de frango no país cresceu 19,5%, para 4,3 milhões de toneladas, enquanto a de carne suína aumentou 393 mil toneladas, devendo alcançar a marca de 1 milhão de toneladas este ano.

saiba mais

ABPA lança vídeos que mostram cuidados tomados por frigoríficos durante a pandemia

 

“Vivíamos muita instabilidade e agora estamos vivendo um período de mais tranquilidade por termos várias opções de mercado e um demandante forte que não se resume só à China, mas toda a região asiática”, ressaltou Turra durante cerimônia.
Source: Rural

Leave a Reply