Skip to main content

Ministra Tereza Cristina e Nobel da Economia (Foto: IICA/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura fechou nesta terça-feira (18/8) uma parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para oferecer consultoria agrícola digital para agricultores familiares do Nordeste.

O programa é desenvolvido pela organização PAD – Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento, que tem como um dos fundadores o Prêmio Nobel de Economia 2019, Michael Kremer.

saiba mais

Pandemia aumenta uso de internet no campo, mas falta de conexão e alto custo são barreiras

 

O anúncio ocorreu durante a entrega do título de Embaixador da Boa Vontade do IICA em Desenvolvimento Sustentável a Kramer, que é  professor de economia da Universidade de Harvard. A ministra Tereza Cristina participou virtualmente da cerimônia.

O PAD já alcançou 3,6 milhões de agricultores em oito países da África e da Ásia, entre eles Bangladesh, Etiópia, Índia, Quênia, Paquistão, Ruanda, Uganda e Zâmbia.

saiba mais

Podcast debate pesquisa inédita sobre comportamento do agricultor na pandemia

 

No PAD, o agricultor familiar recebe informações de extensão rural por meio de mensagens de celular, duas vezes por semana. Com linguagem simples, ele terá acesso a dados meteorológicos, técnicas de plantio, manejo das culturas, informações sanitárias e do rendimento das colheitas.

O método é ainda mais importante neste momento, quando as visitas presenciais de extensão rural não são viáveis em razão da pandemia. Além disso, as mensagens chegam até mesmo aos agricultores que vivem em locais sem internet, pois o sinal de telefonia é suficiente para recebê-las.

saiba mais

Agricultura familiar: pesquisa expõe dificuldades durante pandemia na América Latina e Caribe

 

A ideia é alcançar 1 milhão de agricultores familiares. O Nordeste foi a região escolhida para a primeira fase do projeto, que deverá atender 100 mil pequenos produtores rurais, entre eles criadores de caprinos e ovinos, forte atividade econômica na região, e produtores de milho e de variedades locais de feijão.

“É uma maneira inteligente de enfrentar os efeitos e as ameaças da pandemia sobre a segurança alimentar e de continuar inovando, o que é a marca do agronegócio brasileiro”, destacou a ministra Tereza Cristina.

saiba mais

Tecnologia impulsiona vendas e auxilia trabalho no campo em meio à pandemia de Covid-19

 

O prêmio Nobel de Economia, Michael Kremer, agradeceu a iniciativa do Brasil e citou que análises feitas na África e na Ásia mostram que o sistema aumentou em 4% a produtividade e, ainda, incrementou a renda para famílias em situação de vulnerabilidade. “O digital não é uma substituição, mas uma forma de melhorar a extensão rural”, destacou.

Outro diferencial é o custo. Com o PAD, o envio de uma mensagem semanal com uma recomendação técnica custa US$ 1,5 por família ao ano, o que é de 200 a 300 vezes menor em comparação aos métodos tradicionais de assistência técnica.

saiba mais

Governo libera R$ 50 milhões de subvenção para seguro rural no Norte e no Nordeste

 

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, enfatizou o impacto que a agricultura digital pode trazer para os mais de 17 milhões de pequenos agricultores da América Latina e do Caribe. Além do Brasil, a Colômbia estuda o uso da consultoria digital de serviços de extensão rural.

“Vamos conseguir impulsionar o conhecimento nas áreas rurais e, com formadores de conhecimento, melhorar a produtividade da agricultura colombiana”, disse o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país, Rodolfo Navarro.
Source: Rural

Leave a Reply