Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

 

A Cooperativa Aurora, dona do frigorífico responsável pela carga de asas de frango que a China afirmou ter detectado Covid-19 na semana passada, testará todos os seus funcionários em Santa Catarina. A medida inclui a unidade de Xaxim, de onde partiu o lote.

Em acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) no último dia 4 de de agosto e divulgado somente nesta segunda-feira (17/8), a Aurora comprometeu-se a testar, também, os trabalhadores de  Guatambu e Chapecó, totalizando cerca de 11 mil funcionários.

saiba mais

Após Covid-19 em frango brasileiro, frigoríficos de três países suspendem vendas à China

Hong Kong suspende compras de frigorífico de SC envolvido em caso de Covid-19 no frango

 

 

 

Segundo o MPT, os testes do tipo RT-PCR serão aplicados a partir de sexta-feira (21/8)em duas etapas, com intervalo entre 14 e 21 dias. Com isso, o órgão estima que o total de testagens possa alcançar até 22 mil procedimentos, o que representaria cerca de 10% do total de testes já feitos em Santa Catarina desde o início da pandemia.

O protocolo acordado com a cooperativa também prevê o afastamento por 14 dias daqueles trabalhadores cujo teste der positivo, com retorno ao trabalho somente caso daqueles que se mantiverem assintomáticos por pelo menos 72 horas. No caso dos testes negativados, os funcionários retornarão às atividades após quarentena de 72 horas.

saiba mais

ABPA critica Hong Kong por suspender frigorífico brasileiro e diz que levará caso à OMC

Chineses detectaram Covid-19 em carne bovina brasileira em junho, diz Câmara Brasil-China

 

 

 

Desde maio, a Aurora mantém um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPT para implantar medidas de prevenção à Covid-19 em unidades da cooperativa em todo o país. Entre os compromissos assumidos, estão o distanciamento mínimo de um metro na linha de produção e o uso de anteparos físicos entre os postos de trabalho.

Em relação à testagem, o TAC prevê o mesmo protocolo acordado com o MPT no início deste mês, mas apenas nos casos suspeitos ou prováveis da doença. Segundo as obrigações assumidas pela Aurora, as unidades da empresa também devem realizar triagem a cada sete dias, no mínimo, para avaliação médica individual dos casos selecionados como suspeitos.

saiba mais

Após contaminação na China, Filipinas suspende importação de carne de frango do Brasil

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

 

Com 43 cláusulas no total, o acordo com o MPT prevê multa mensal de R$ 30 mil por obrigação descumprida, limitada a R$ 1 milhão por estabelecimento. Além de Santa Catarina, a cooperativa mantém operações no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

saiba mais

Indústria de frango brasileira diz que investiga contaminação na China, mas minimiza riscos

China descarta restrições às importações do Brasil após caso de Covid-19 em frangos

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply