Skip to main content

(Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

Após uma carga de asas de frango da Aurora exportada para a China testar positivo para Covid-19, o governo de Hong Kong, província autônoma do país, decidiu suspender as importações de frango do frigorífico responsável pelo embarque, localizado em Xaxim (SC).

Segundo comunicado emitido pelo Centro de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês), o órgão intensificou a testagem para Covid-19 em cargas de carne de frango do Brasil.

saiba mais

China diz que asas de frango congeladas vindas do Brasil testaram positivo para Covid-19

Chineses detectaram Covid-19 em carne bovina brasileira em junho, diz Câmara Brasil-China

 

 

 

As autoridades sanitárias de Hong Kong também realizaram uma investigação preliminar e informaram que não foi encontrado nenhum vestígio de Covid-19 em cargas de frango brasileiras a venda na província.

Embora reconheça que o novo coronavírus não seja transmitido pela carne ou via alimentação, o CFS ressalta que “dado que os alimentos crus ou mal cozidos são de alto risco, se não forem cozidos ou mal aquecidos, o consumo de alimentos contaminados com bactérias ou vírus pode causar intoxicação via alimentar”.

saiba mais

Após contaminação na China, Filipinas suspende importação de carne de frango do Brasil

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

O órgão sanitário recomenda que os cidadãos de Hong Kong evitem consumir produtos de origem animal crus ou mal cozidos e alerta para o risco “contaminação cruzada” ao manusear outros alimentos junto com carne crua.

“O CFS continuará acompanhando o incidente e tomará as medidas cabíveis, incluindo informar as autoridades brasileiras pertinentes e a empresa em questão. A investigação segue em andamento”, conclui a autoridade sanitária em nota.

saiba mais

Indústria de frango brasileira diz que investiga contaminação na China, mas minimiza riscos

China descarta restrições às importações do Brasil após caso de Covid-19 em frangos

 

 

Procurada por Globo Rural, a empresa Aurora não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.
Source: Rural

Leave a Reply