Skip to main content

Essas condições preocupam o trabalho nas lavouras de trigo nas regiões produtoras (Foto: Getty Images)

 

A semana deve ser de frio e chuva, principalmente no Sul do Brasil. Uma massa de ar polar que avança sobre o Rio Grande do Sul na quarta-feira (19/8), causará a queda brusca das temperaturas e possibilidade de formação de geada, com maior intensidade entre quinta-feira (20/8) e sexta-feira (21/8), informa o boletim agroclimático da Rural Clima.

Há também previsão de temperaturas extremamente baixas no Paraguai, por conta da mesma massa de ar polar. “Com isso, haverá uma queda acentuada das temperaturas no RS, SC, extremo sudoeste do PR, e na metade sul do Paraguai. Há possibilidades também que, caso essa massa de ar polar se mantenha, deve haver frio intenso sobre o sul do Mato Grosso do Sul”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Essas condições preocupam o trabalho nas lavouras de trigo nas regiões produtoras. Por outro lado, não há previsões de geada para as áreas produtoras de café e cana-de-açúcar.

saiba mais

Incêndio em fazenda de algodão causa perda de R$ 18 milhões em MT

Colheita do milho está quase finalizada e a de algodão avança em Mato Grosso

 

De acordo com o agrometeorologista, é cedo para falar em grandes impactos sobre a agricultura, mas fato é que, entre os dias 20 e 22 de agosto, haverá uma queda brusca das temperaturas. Com o frio extremo iminente, “não se descarta a possibilidade da formação de algumas neves, porém, se ocorrer, serão restritas às regiões serranas de Santa Catarina”.

Como já acontece nesta segunda-feira (17/8), além do frio, a chuva também irá persistir sobre áreas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com a Rural Clima, ao longo dessa semana, essas áreas de instabilidade continuarão ganhando força e com isso, grande parte da região Central do Brasil terá mais chuva.

O forte resfriamento que deve ocorrer sobre a metade sul do Brasil na sexta-feira (21/8) deverá atingir as regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e algumas áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), mas longe de trazer frio extremo para a metade norte do Brasil. “Não há previsão de ocorrência de frio intenso, abaixo de 5ºC nas áreas produtoras centrais do Brasil, mas a massa de ar polar trará um resfriamento. Por exemplo, podemos ter nas regiões de Cuiabá temperaturas próximas a 10ºC”, informa Santos.
Source: Rural

Leave a Reply