Skip to main content

(Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

O Departamento de Agricultura da Filipinas decidiu suspender temporariamente a importação de carne de frango do Brasil após uma carga do frigorífico Aurora exportada de Santa Catarina para a China testar positivo para Covid-19. 

Em memorando, o secretário de agricultura filipino, William Dar, cita a lei de segurança alimentar aprovada em 2013 pelo país e explica que a medida é preventiva. O Ministério da Agricultura informou que ainda não foi notificado oficialmente da suspensão.

saiba mais

China diz que asas de frango congeladas vindas do Brasil testaram positivo para Covid-19

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

Segundo a lei filipina, as autoridades do país devem adotar medidas cautelares "quando o uso de informações relevantes disponíveis para avaliação de risco for insuficiente para mostrar que um certo tipo de alimento ou produto alimentar não representa um risco para a saúde do consumidor". 

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também disse que ainda não foi notificada da suspensão e ressaltou que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus.

saiba mais

Covid-19 em frango brasileiro enviado à China pode levar à nova suspensão de exportação

China descarta restrições às importações do Brasil após caso de Covid-19 em frangos

 

“Se confirmada [a suspensão], a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações”, informou a entidade.

De acordo com a agência de notícias estatal da Filipinas, uma das principais considerações do Departamento de Agricultura no credenciamento de empresas estrangeiras de proteína animal é o estado de saúde dos trabalhadores e as boas práticas de fabricação. As autoridades ainda firmam que têm monitorado surtos relacionados à Covid-19 em frigoríficos estrangeiros.

saiba mais

Frigorífico de SC aguarda notificação da China e promete ajudar na investigação

 

No ano passado, a Filipinas foi destino de 63,4 mil toneladas de carne de frango exportada pelo Brasil, 1,5% do total. Nos seis primeiros meses deste ano, contudo, o volume embarcado para o país já soma 43,8 mil toneladas, volume 70% maior ao registrado em igual período de 2019. Com isso, o país aumentou para cerca de 2% sua participação no total das exportações brasileiras.
Source: Rural

Leave a Reply