Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Ao longo de julho, o Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura contabilizou duas paralisações de frigoríficos relacionadas a problemas com a Covid-19 no Brasil. Segundo dados apresentados em relatório mensal de atividades do SIF, atualizados até a última segunda-feira (10/08), é uma unidade de suínos no Rio Grande do Sul e uma de bovinos no Mato Grosso.

Nos dois Estados, as plantas de abate de suínos da JBS em Passo Fundo, em Rio Grande do Sul, e de bovinos do frigorífico Agra em Rondonópolis, Mato Grosso, tiveram decisões judiciais determinando a testagem em massa de seus trabalhadores devido ao crescimento do número de funcionários diagnosticados com Covid-19. Ambas apresentavam mais de 100 casos confirmados da doença e também tiveram suas exportações suspensas para a China.

Novos mercados

Em seu relatório mensal, o SIF também traz um balanço dos mercados internacionais abertos pelo Brasil no primeiro semestre deste ano. Desde janeiro, o Brasil recebeu autorização para exportar proteína animal para 14 novos mercados, além de ter recebido a reabilitação para embarcar carne para o EUA. Só em julho, cinco países habilitaram frigoríficos para exportação no Brasil, três deles no setor de alimentação animal.

No primeiro semestre deste ano, o Brasil exportou 3,6 milhões de toneladas de carne, volume 6,7% superior ao registrado em igual período do ano passado. Por setor, esse crescimento foi de 37% em suínos, para 472,5 mil toneladas, 9,3% em bovinos, para 907,6 mil toneladas, e de 1,2% em aves, para 2,06 milhões de toneladas.

saiba mais

Com alta do milho, BRF amplia capacidade de estoques

Frigorífico de SC aguarda notificação da China sobre Covid-19 em frango e promete ajudar na investigação

 
Source: Rural

Leave a Reply