Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Após o governo da cidade de Shenzhen, na China, afirmar ter encontrado amostras da Covid-19 em asas de frango congeladas produzidas pela Cooperativa Aurora e exportadas ao país, a empresa disse que não foi notificada pelos chineses e ressaltou não haver comprovação científica da transmissão da doença através das carnes.

"Trata-se, por ora, apenas de fato originário de notícia veiculada em imprensa local regional daquele país asiático, sem qualquer confirmação oficial por parte da autoridade pública nacional da China", afirmou a Aurora, na tarde desta quinta-feira (13/8), em nota.

saiba mais

China diz que asas de frango congeladas vindas do Brasil testaram positivo para Covid-19

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

 

A companhia pontuou ainda que aguardará a manifestação das autoridades chinesas, já que o Ministério da Agricultura disse que não foi notificado sobre o incidente. E ressaltou que "aguardará a devida manifestação por parte da autoridade pública competente, junto a qual esclarecerá os fatos e prestará as decidas informações a quem de direito".

O lote que testou positivo é de um frigorífico da Aurora no oeste de Santa Catarina. O Escritório de Prevenção e Controle de Epidemiologia de Shenzhen informou que todas as pessoas que manusearam a carne testaram negativo para a Covid-19. 

saiba mais

Indústria de frango brasileira diz que investiga contaminação na China, mas minimiza riscos

Um em cada três frigoríficos vetados pela China por risco de Covid-19 é brasileiro

 

 

 

Para a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a contaminação ocorreu no manuseio da embalagem. “Ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação", informou a ABPA.

A Aurora lembrou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências e nem comprovação científica de que ocorra contaminação a partir de alimentos ou embalagens de alimentos.

"Todas as medidas estabelecidas pelas autoridades públicas, relativas ao combate a pandemia, estão sendo integralmente seguidas e cumpridas, além da observância de um rigoroso protocolo individual, aprimorado continuamente, de cuidados com seus colaboradores e terceiros, o que tem sido constatado e confirmado pelas diversas fiscalizações dos entes públicos através das respectivas vigilâncias epidemiológicas", destacou a cooperativa.

saiba mais

Paraná tem 4,7 mil casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos

 

A carne de frango é o principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina. De janeiro a julho deste ano, o Estado embarcou 578,4 mil toneladas do produto, faturando aproximadamente US$ 916,4 milhões.

Desde junho, a China já suspendeu a autorização de cinco frigoríficos brasileiros e outras duas empresas interromperam os embarques por iniciativa própria. Até o momento, apenas uma unidade do Brasil foi reabilitada a exportar para China, totalizando seis das 80 plantas autorizadas no país.
Source: Rural

Leave a Reply