Skip to main content

(Foto: Pixabay)

 

 

Após a China anunciar que detectou Covid-19 em asas de frango congeladas com origem brasileira, a Embaixada do país asiático no Brasil afirmou nesta quinta-feira (13/8) que “por enquanto, não há novas restrições para a importação brasileira”.

“Recentemente, o MAPA (Ministério da Agricultura) tem mantido comunicações frequentes e produtivas com a GACC (alfândega chinesa) para trocar informações e criar mecanismos com vistas a minimizar os riscos de contaminação por vírus no comércio agro-pecuário sino-brasileiro”, afirma, em nota, a representação diplomática.

saiba mais

China diz que asas de frango congeladas vindas do Brasil testaram positivo para Covid-19

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

 

Segundo o documento, China e Brasil estão trabalhando em conjunto para “melhor identificar onde e como ocorreu a contaminação”. “Através de colaboração e entendimento mútuo, os eventuais impactos sobre o comércio bilateral serão gerenciados e controlados de forma objetiva e científica”, explica a embaixada.

Desde junho, a China suspendeu a autorização de exportação de cinco frigoríficos brasileiros enquanto outras duas empresas suspenderam os embarques por conta própria. No momento, seis unidades encontram-se com as exportações vetadas pela China.

saiba mais

Indústria de frango brasileira diz que investiga contaminação na China, mas minimiza riscos

Um em cada três frigoríficos vetados pela China por risco de Covid-19 é brasileiro

 

 

 

Principal parceiro comercial do Brasil, a China é o maior importador da carne de frango brasileira, respondendo por 17% dos embarques no primeiro semestre deste ano.

No total, o Brasil enviou 346 mil toneladas de carne de frango ao país de janeiro a junho de 2020. O volume representa crescimento de 31,6% ante o registrado em igual período de 2019, quando a China respondeu por 12,9% do total exportado pelo Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply