Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

A Temasek Holdings Pte e a Bayer AG de Cingapura anunciaram a formação da Unfold, empresa que irá desenvolver sementes para fazendas verticais. Com um investimento de US$ 30 milhões para um fundo inicial, o acordo firmado entre as duas empresas prevê certos direitos ao germoplasma do portfólio de vegetais da Bayer, informa a Bloomberg.

A multinacional alemã aposta que a sua experiência em sementes trará vantagens valiosas ao mercado já em consolidação das fazendas hidropônicas verticais através da sua unidade de inovação. Além disso, o lançamento da Unfold ocorre num momento em que grandes cidades tiveram a vulnerabilidade da segurança alimentar exposta pela pandemia do novo coronavírus.

Este é um aspecto relevante para Cingapura, que tem uma meta nacional de suprir 30% de suas necessidades alimentares localmente até 2030, mas enfrenta dificuldades, como restrições de terra e aumento do nível do mar.

“Uma coisa que todos nós vimos no negócio de vegetais é, em alguns casos, a fragilidade”, disse o CEO da Unfold, John Purcell, que chefiou a pesquisa e desenvolvimento de vegetais na Bayer na Califórnia por dois anos. “É uma situação trágica, mas não há dúvida de que realmente aumentou a consciência das pessoas sobre de onde vêm os alimentos e como sustentamos a cadeia de abastecimento alimentar”, completou Purcell, que também foi vice-presidente da área de pesquisa e desenvolvimento de vegetais na Monsanto.

saiba mais

Bayer anuncia executiva para assumir a liderança da divisão agrícola no Brasil

 

Purcell descartou a possibilidade de a empresa vender sementes geneticamente modificadas e ressaltou que, embora os produtos OGM tenham sido um ponto crítico para os negócios agrícolas da Monsanto, posteriormente adquirida pela Bayer, eles estão amplamente indisponíveis no negócio de vegetais.

A Unfold se concentrará na produção e desenvolvimento de alface, espinafre, tomate, pimentão e pepino, com sementes para algumas safras que devem estar prontas para venda em alguns meses. A empresa também planeja desenvolver e vender as técnicas ideais para a agricultura vertical com seus produtos, embora ainda não tenha concluído como os lucros seriam compartilhados com outros parceiros.

Werner Baumann, CEO da Bayer, comentou, por meio da sua página no LinkedIn, que o novo empreendimento terá como foco a inovação em variedades de vegetais, “elevando-as a novos níveis em termos de qualidade, eficiência e sustentabilidade”.

“O mercado para a agricultura vertical aumentou significativamente nos últimos anos devido à diminuição das terras aráveis e ao aumento da migração para megacidades. Também se atribui à alta demanda por produção local e ecológica de frutas e vegetais, especialmente em desertos alimentares e em tempos de crise como a pandemia da Covid-19”, escreveu o CEO.

*com agências internacionais
Source: Rural

Leave a Reply