Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que responde pelo setor de aves e suínos no país, se posicionou nesta quinta-feira (13/8) sobre o anúncio do governo chinês de que asas de frango congeladas exportadas pelo Brasil testaram positivo para Covid-19.

Em nota, a entidade disse que está investigando a contaminação, mas ratificou o posicionamento de que não há comprovação científica sobre a transmissão do coronavírus através da carne.

saiba mais

China diz que asas de frango congeladas vindas do Brasil testaram positivo para Covid-19

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

“A ABPA reitera que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, declarou, por meio de nota.

O vírus teria sido identificado por autoridades municipais de Shenzen, na China, sobre a carne de frango de uma unidade industrial da Aurora no oeste de Santa Catarina. Para a ABPA, “ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação”.

saiba mais

Covid-19 em frango brasileiro enviado à China pode levar à nova suspensão de exportação

Um em cada três frigoríficos vetados pela China por risco de Covid-19 é brasileiro

 

Segundo a Associação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil está em contato para esclarecimentos com o GACC (autoridade sanitária oficial da China), que fará a análise final da situação.

A ABPA afirma ainda que “ao mesmo tempo, o setor exportador brasileiro reafirma que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global.”

saiba mais

Paraná tem 4,7 mil casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos

 

 
Source: Rural

Leave a Reply