Skip to main content

(Foto: iStock/Mapa/Divulgação)

 

O Brasil pode ter seu sexto frigorífico com autorização de exportação para a China suspensa após uma carga de cortes de frango congelado apresentar resultado positivo para Covid-19 em teste realizado pelas autoridades sanitárias do país.

A empresa responsável pela carga, a Aurora de Xaxim (SC), tem capacidade de abate de até três mil aves por hora e conta com cerca de 2 mil funcionários. “Isso deve provocar a suspensão deste frigorífico que exportou, mas não vejo cenário para um bloqueio geral das importações de proteína brasileira”, avalia Yago Travagini, analista da Agrifatto Consultoria, ao destacar que a China é o único país que realiza testes para Covid-19 no produto in natura.

saiba mais

China diz que asas de frango congeladas vindas do Brasil testaram positivo para Covid-19

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

 

“Pode acontecer que a China suspenda provisoriamente os embarques do frigorífico de origem das asas de frango contaminadas, todavia ficaria restrita a essa unidade em específico, não seria uma punição a todos o mercado brasileiro. Ao menos não há nenhuma posição oficial do governo chinês em relação a uma medida mais radical”, concorda Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado.

Segundo ele, o país asiático ainda sofre com a queda na oferta de proteína animal em seu mercado doméstico após os efeitos da Peste Suína Africana. “Não seria simples fechar um exportador do porte do Brasil, colocaria em risco o abastecimento no mercado chinês”, completa Iglesias.

 

saiba mais

Indústria de frango brasileira diz que investiga contaminação na China, mas minimiza riscos

Um em cada três frigoríficos vetados pela China por risco de Covid-19 é brasileiro

 

 

 

A carne de frango é o principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina. De janeiro a julho deste ano, o estado embarcou 578,4 mil toneladas do produto, faturando aproximadamente US$ 916,4 milhões.

Desde junho, a China já suspendeu a autorização de cinco frigoríficos brasileiros e outras duas empresas interromperam os embarques por iniciativa própria. A medida, segundo analistas, é uma forma de garantir maior autonomia em uma possível retomada das exportações.

saiba mais

Paraná tem 4,7 mil casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos

 

Até o momento, apenas um frigorífico brasileiro foi reabilitado a exportar para China, totalizando seis das 80 plantas autorizadas no país. Procurada por Globo Rural, a Aurora ainda não se manifestou sobre o caso.
Source: Rural

Leave a Reply