Skip to main content

(Foto: Fernando Dias/Secom SC)

 

Conquistado o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação, é preciso adotar medidas adicionais de prevenção, para evitar problemas no futuro. A avaliação é do Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul (Simvet-RS), para quem o reconhecimento confirmado pelo Ministério da Agricultura é positivo para o estado.

“Temos que trabalhar muito para não termos problemas a médio e longo prazo e para isso é fundamental uma cooperação entre os médicos veterinários, produtores rurais e governo”, diz o comunicado da entidade, defendendo ações “cada vez mais severas”.

saiba mais

Governo reconhece seis Estados como zonas livres de vacinação contra febre aftosa

Farsul aprova plano de retirada de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul

 

Ao todo, o Mistério da Agricultura reconheceu seis regiões do país como livres de aftrosa sem a necessidade de vacinação. Além do Rio Grande do Sul, foram incluídos no novo status Paraná, Rondônia, Acre e duas áreas no Amazonas e em Mato Grosso. A mudnaça passa a valer a partir de primeiro de setembro.

Ainda deve ser publicada uma instrução normativa com os detalhes da decisão. E o governo deverá pedir o reconhecimento do novo status dessas regiões à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
Source: Rural

Leave a Reply