Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

O governo chinês informou que asas de frango congeladas importadas do Brasil tiveram resultado positivo para Covid-19. A amostra foi retirada da superfície do frango, disse o país asiático em comunicado nesta quinta-feira (13/8).

Outras amostras de comida congelada que testaram positivo para o coronavírus tinham material recolhido da superfície das embalagens. O frango brasileiro enviado ao país asiático tem como origem o frigorífico Aurora de Xaxim (SC).

saiba mais

Indústria de frango brasileira diz que investiga contaminação na China, mas minimiza riscos

Um em cada três frigoríficos vetados pela China por risco de Covid-19 é brasileiro

 

O governo brasileiro informou já ter contatado as autoridades chinesas em busca de mais detalhes e explicações sobre a contaminação. O episódio ocorreu em Shenzhen, onde mais de um exame foi feito para confirmar a presença do vírus.

De acordo com as autoridades, as pessoas que tiveram contato com os produtos contaminados foram examinadas e testaram negativo para a doença. Além do frango brasileiro, a China também registrou a Covid-19 em amostras de embalagens de camarão congelado provenientes do Equador.

saiba mais

China passa a exigir que frigoríficos façam teste de Covid-19 em carnes

Paraná tem 4,7 mil casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos

 

A testagem de produtos estrangeiros passou a ser intensificada depois que a China estabeleceu a obrigatoriedade do exame antes do processamento, em julho, visando prevenir a Covid-19. A medida inclui cargas importadas de outros países, como o Brasil.

De acordo com as autoridades chinesas, as empresas terão que implementar “um mecanismo completo de rastreabilidade para proibir estritamente o processamento que não atenda aos regulamentos de quarentena animal ou aos padrões de segurança alimentar” do país.

saiba mais

Governo brasileiro diz que não testará carnes contra Covid-19 apesar de exigência da China

 

Nos últimos dois meses, a China suspendeu de forma unilateral a autorização de exportação de carne de 15 frigoríficos de seis países, dos quais cinco eram empresas brasileiras. Ou seja, um em cada três vetos chineses por causa de Covid-19 envolve plantas do Brasil.

Há duas semanas, o Ministério da Agricultura descartou fazer qualquer tipo de teste e emitir um certificado que comprove que a carne in natura produzida no Brasil é livre de coronavírus. A alegação da pasta é de que não há evidências científicas sobre o risco de contaminação.
Source: Rural

Leave a Reply