Skip to main content

Altos estoques de etanol são suficientes para atender a uma retomada mais firme da demanda mesmo com produção menor do combustível nas usinas do centro-sul (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A “leve recuperação" do mercado de combustíveis ainda indica uma situação aquém do esperado. A afirmação foi feita pelo diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antônio de Pádua Rodrigues, em relatório de acompanhamento de safra referente à segunda quinzena de julho, divulgado nesta terça-feira (11/8) pela entidade que representa as unidades industriais da região Centro-Sul do Brasil.

As vendas de etanol por parte das usinas totalizaram 2,67 bilhões de litros em julho, retração de 9,31% em relação ao mesmo mês em 2019. No acumulado da safra (2020/2021), iniciada em 1º de abril, foram 9,04 bilhões de litros, queda de 19,19% na comparação com a temporada passada.

“A leve recuperação na demanda por combustíveis nos últimos 30 dias ainda indica que o mercado continua aquém do esperado. Atualmente, o estoque de etanol das usinas do Centro-Sul está 30% superior ao mesmo período do ano passado, de modo que o volume armazenado somado à produção a se realizar é mais do que o suficiente para atender a demanda dos próximos meses, mesmo considerando uma recuperação significativa do consumo”, diz Padua.

saiba mais

Trump ameaça retaliar Brasil por causa do etanol

Preços do açúcar estão maiores que os da safra passada, afirma Cepea

 

Diante do cenário, as usinas seguem produzindo menos etanol. Na segunda quinzena de julho, foram 2,39 bilhões de litros do combustível. No mesmo período no ano passado, o volume foi de 2,66 bilhões de litros. No acumulado da safra até o final de julho, foram 14,523 bilhões de litros, somando anidro (4,234 bilhões) e hidratado (10,289 bilhões), 6,6% a menos que no mesmo intervalo no ciclo passado.

As unidades industriais também continuam destinando uma parcela maior de cana para a produção de açúcar na comparação entre o ciclo atual e o anterior. De 1º de abril até o final de julho, 46,9% da matéria-prima que passou pelas unidades industriais foram direcionados para a commodity. No mesmo período em 2019, foram 35,25%. A participação do etanol no mix de produção caiu de 64,75% para 53,10%.

Na segunda metade de julho, a produção de açúcar foi de 3,41 milhões de toneladas, 37,67% a mais que no mesmo período em 2019, quando o volume foi de 2,48 milhões. Desde o início da temporada 2020/21, foram 19,728 milhões de toneladas, 47,64% a mais que no mesmo período na temporada passada (13,363 milhões de toneladas).

“A decisão das usinas em ampliar a oferta do adoçante na safra atual foi influenciada pelo clima seco, que possibilitou a melhor operacionalização da colheita, pelos preços mais remuneradores para o açúcar, pela queda na demanda interna por etanol e pela melhor qualidade da cana-de-açúcar colhida. O índice de produção por tonelada de cana atingiu 60,43 kg de açúcar por tonelada de cana neste ano contra 43,25 kg no mesmo período da safra passada”, afirma Rodrigues.

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), até o último dia 1º de agosto, 261 usinas estavam em operação. No mesmo período na safra passada, eram 258.
Source: Rural

Leave a Reply