Skip to main content

(Foto: Reprodução)

 

O Ministério da Agricultura reconheceu seis Estados como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. A mudança passa a valer a partir de 1º de setembro para Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia, Acre e duas regiões de Amazonas e Mato Grosso.

Uma instrução normativa com os detalhes sobre a decisão será publicada no Diário Oficial da União, e o governo vai submeter o pedido de status internacional à Organização Mundial de Saúde Animal, o que abre portas para negócios com novos mercados.

 

saiba mais

Farsul aprova plano de retirada de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul

SC mantém veto à entrada de bovinos de outros Estados apesar de nova regra federal

 

A medida foi comemorada pelos Estados. No Rio Grande do Sul, que recebeu a visita de auditores do Ministério da Agricultura na semana passada para avaliar o cumprimento de exigências, a expectativa é de alcançar 70% dos mercados mundiais disponíveis.

Técnicos e especialistas apontam que a retirada da vacinação tem potencial de abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá. No setor dos suínos, a projeção é de um incremento de R$ 600 milhões anuais nas exportações.
Source: Rural

Leave a Reply