Skip to main content

 (Foto: Silvia Zamboni/Ed. Globo)

 

Após cerca de oito dias de nascerem sadios, os pintos da minha criação passam a ter caroços ou bolhas nos joelhos e perdem o movimento das pernas. Gostaria de saber se há algum remédio ou cálcio para fortalecer os ossos dos filhotes.
Jaíne Vieira, via Facebook

Pode-se fazer uma suplementação de cálcio com as cascas dos próprios ovos usados na propriedade. Depois de secar as cascas à sombra, triture-as com um pilão ou liquidificador até obter uma farinha para misturar na alimentação dos pintinhos, que deve ser ração de crescimento.

saiba mais

GR Responde: como tratar bezerros com problemas nas articulações

Separe o animal agressivo da criação até saber a causa do problema

 

Uma alternativa também é elaborar uma suplementação vitamínica com gemas de ovos cozidos, uma cabeça de cebola cortada em pequenos pedaços, e um maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picado. Misture à comida dos filhotes uma vez ao dia. Apesar das recomendações, é importante que um médico veterinário avalie as condições da criação para realizar um diagnóstico correto, a fim de certificar se o problema é realmente falta de cálcio e vitaminas.

Consultora: Maria Virgínia F. Da Silva, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras (ABC Aves). Endereço para correspondência: Rua Ferrucio Dupré, 68, São Paulo, SP. CEP: 04776-180. Tel.: (11) 5667-349. Site: abcaves.com.br
Source: Rural

Leave a Reply