Skip to main content

Suculentas dispostas em pequenos vasos ao sol: plantas combinam com ambientes internos de casas e apartamentos (Foto: Reprodução/sweetlouise/Pixabay)

 

Quando fala-se em plantas ornamentais, as suculentas logo vêm à mente por sua aparente facilidade de cultivo e manejo. Nativas de regiões desérticas e secas, elas estão presentes nos mais variados ambientes dentro de casa e divergem em cores e tamanhos. Mas um princípio é claro: todas precisam de muito sol para um desenvolvimento adequado.

Com o isolamento social em razão da pandemia de coronavírus, houve aumento do interesse dos brasileiros em jardinagem e horta urbana, e as suculentas também ganharam espaço nesse filão. Tendo em vista essa maior busca pelas plantas e o frio que se estabeleceu com o início do inverno brasileiro, Globo Rural separou dicas de como cuidar e cultivar melhor as suculentas em temperaturas mais amenas.

saiba mais

7 dicas para você começar uma horta em casa

Casal constrói horta com mais de 15 variedades na sacada do apartamento

 

Cuidados gerais 

Fábio Padilha, doutor em agronomia e especializado em paisagismo e floricultura, lembra que as principais características dessa variedade de plantas em geral – pois há exceções pontuais – são: baixa exigência de água, adaptação a pequenos espaços, resistência, boa capacidade de absorção de nutrientes e alta exigência de luz.

“Elas também tem um design muito arrojado, muito interessante, que nos traz muito para a modernidade. Hoje em dia, as pessoas querem plantas práticas’’, frisa o engenheiro agrônomo.

(Foto: Reprodução/ban933hao/Pixabay)

 

Porém, mesmo com todos esses predicados, as suculentas exigem certos cuidados para um desenvolvimento saudável e descomplicado. Em geral, fique atento à qualidade da muda adquirida, pois sua vida pode ser encurtada e ainda passar uma doença adiante; à terra, já que o solo deve ter uma alta porosidade ao invés de ser argiloso; ao local em que elas serão colocadas e, por fim, à irrigação.

Estes dois últimos pontos são importantes para a saúde da planta: se disposta em um ambiente com mais sol, a suculenta será mais forte. “Se você colocá-la em um ambiente com menos sol, ela crescerá mais fraquinha, pois não é o ambiente dela”, comenta Padilha. 

Nesse sentido, a irrigação também deve ser feita com controle: pode ser regada até duas ou três vezes por semana, mas depende amplamente do ambiente em que é cultivada e da quantidade de água depositada em seu substrato.

saiba mais

Pandemia de Covid-19 aumenta interesse dos brasileiros em jardinagem e horta urbana

 

Cuidados no frio

Com a chegada do inverno, há uma diminuição do metabolismo das suculentas em razão da menor incidência de luz solar e das baixas temperaturas. Por isso, os cuidados com as plantas devem ser feitos com cautela.

Confira as dicas abaixo para o melhor cultivo das suculentas no frio:

Diferentes suculentas ao sol: luminosidade é fator chave para que se desenvolvam com adequadamente (Foto: Reprodução/sweetlouise/Pixabay)

 

1. Expô-las ao máximo de luz possível

Um dos principais cuidados é tentar manter as plantas em um lugar iluminado, de preferência com sol, por conta da fotossíntese. Caso a suculenta esteja em um local que não tenha a condição de luz adequada, ainda mais com a chegada do frio, ela acaba enfraquecida.

“Com isso, a planta dá mais abertura para fungos, bactérias, colchonilhas ou para bichos e insetos que possam atacá-la”, afirma Padilha. O doutor em agronomia diz também que não há necessidade de cobrir a planta com algum material ou tecido.

2. Não fazer transplantes ou poda

Com a diminuição de seu metabolismo, as suculentas não devem passar por nenhum processo drástico nessa época do ano. “A planta deve ficar quieta, descansando, numa condição que ela possa pegar o máximo de luz possível’’, aponta o engenheiro agrônomo.

saiba mais

Conheça a suculenta mãe-de-milhares

 

3. Diminuir quantidade de água

Uma vez que há diminuição das atividades internas e fisiológicas da planta, possivelmente ela sofrerá uma diminuição da quantidade de água que absorve. “Pode-se diminuir a irrigação pois a atividade da planta está lenta, não vai chupar tanta água para crescer. Se continuar regando numa mesma medida, você pode matá-la afogada”, alerta Padilha.

4. Não usar adubo – ou diminuí-lo

“Qualquer adubo que você colocar vai ficar retido no solo, mas ela irá absorver muito pouco”, explica o engenheiro agrônomo. Ele ressalta, ainda, que pode-se continuar o manejo de adubação normal, mas a planta não responderá como se fosse em uma época do ano favorável ao seu desenvolvimento.

Além disso, outros cuidados mais específicos devem ser observados. Como no inverno os dias são mais curtos e a alta incidência do sol não é garantida, pode ocorrer um estiolamento com a suculenta, ou seja, ela cresce rde maneira anormal na busca de luz.

saiba mais

5 raízes que fazem bem à saúde para plantar em casa

 

Esse desenvolvimento alongado não é regra, uma vez que seu metabolismo é menor neste período. Mas Fábio Padilha adverte que não é somente no inverno que o alongamento pode ocorrer, pois o principal fator neste caso é a falta de luz. 

Outra questão envolve temperaturas abruptamente abaixo de zero. Caso more em uma região com possibilidade de geada ou formação de neve, cuidado: Padilha alerta que esses fenômenos meteorológicos podem levar, em geral, a sérios danos e até à morte das plantas.
Source: Rural

Leave a Reply