Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (6/8) do site da Globo Rural

Internet no campo

O uso das soluções digitais no campo deslanchou nos últimos meses por causa da pandemia do novo coronavírus, mas o que a maioria dos produtores mais tem utilizado é a internet para buscar informações relacionadas às atividades gerais de campo. Aplicativos de celular e programas de computador que ajudam no gerenciamento da produção e das contas, também se tornaram ferramentas importantes em tempos de mobilidade restrita.

Desmatamento na Amazônia

Uma carta com cinco propostas emergenciais para conter o desmatamento na Amazônia foi endereçada à Câmara, ao Senado, a investidores estrangeiros e parlamentares brasileiros e europeus com a assinatura de 62 organizações da sociedade civil. De acordo com o Observatório do Clima, uma das redes signatárias, entre as medidas está o estabelecimento de uma moratória ao desmate de pelo menos cinco anos.

Nova interdição

O Ministério Público do Trabalho (MPT) decidiu pedir a interdição da JBS em Garibaldi, Rio Grande do Sul, para testagem em massa de Covid-19 em seus mais de 900 trabalhadores após a empresa apresentar 230 casos confirmados da doença, sendo uma morte. Em petição enviada à Vara do Trabalho de Bento Gonçalves, o MPT afirma que há uma série de irregularidades relacionadas à prevenção e ao controle do novo coronavírus no frigoríficos, como falta de distanciamento entre funcionários, falha da aferição de temperatura antes do início da jornada e o não afastamento de indivíduos incluídos no grupo de risco para Covid-19.

(Foto: Raphael Salomão/Ed. Globo)

 

PIB Agropecuário

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro avançou 4,65% nos primeiros cinco meses do ano ante igual período de 2019, informou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em nota, que calcula o indicador juntamente com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). De acordo com a CNA, o resultado foi puxado pela atividade primária (dentro da porteira), com expansão de 11,67% no período, em razão da alta de preços e da estimativa de aumento de produção.

Aviação agrícola

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) enviou, na quarta-feira (5/8), um ofício ao presidente interino do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, oferencendo apoio para divulgar iniciativas de contratação de aviões para combate a incêndios florestais. Segundo o Sindag, o Brasil possui 262 empresas de aviação agrícola, com cerca de 2,3 mil aeronaves, o que faz da frota brasileira a segunda maior do mundo no setor. O objetivo é que mais empresas possam participar do processo. Teoricamente, isso poderia gerar uma queda
no custo das operações. O ICMBio afirma que o assunto está em análise.

Termo de ajustamento de conduta

A Stara, fabricante de máquinas e implementos agrícolas com sede em Não-Me-Toque (RS), assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público de Trabalho (MPT-RS) se comprometendo a adotar medidas preventivas à Covid-19. O documento, que inclui medidas para evitar contaminações e disseminação do vírus nas unidades da empresa, envolve mais de 2 mil trabalhadores. Desde o início da pandemia, segundo o MPT, 12 empregados da Stara testaram positivo para o novo coronavírus.

(Foto: National Pork)

 

Suinocultura na Argentina

A Argentina se encaminha para fechar acordo com os credores internacionais e sair da moratória técnica, conforme anúncio feito pelo presidente Alberto Fernández e seu ministro de Economia, Martín Guzmán, e com isso voltaria a abrir as portas para a atração de investimentos. O primeiro projeto da lista envolveria aporte pela China de US$ 3,7 bilhões em quatro anos, para ampliar a capacidade de produção de suínos para 900 mil toneladas, que serão exportadas para o mercado chinês.

Gestão de risco

Desenvolvida pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, uma nova pesquisa aponta que 38% dos bancos da América Latina e Caribe consideram as mudanças climáticas na gestão de risco. Ao todo, 78 instituições financeiras foram consultadas, o que representa 54% do total de ativos sob gestão na região.

Compras de animais

Firmado há mais de uma década, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da indústria frigorífica junto ao Ministério Público Federal (MPF) comprometendo-se a não adquirir animais oriundos de fazendas associadas ao desmatamento ilegal já soma 32 empresas das 40 presentes no Pará. Ainda assim, a ferramenta não tem sido suficiente para conter o desmatamento na Amazônia. Com o aumento da fiscalização provocada pela união entre poder público e privado para coibir a pecuária ilegal, essas fazendas irregulares têm desenvolvido formas de burlar os sistemas de rastreamento das empresas, prática conhecida como “lavagem de gado”.
Source: Rural

Leave a Reply