Skip to main content

As soluções da Bryds atendem propriedades rurais, armazéns, indústrias, comércio e residências, dando autonomia a um custo menor (Foto: Divulgação)

 

O produtor rural André Vilela Gouveia, de 45 anos, passou cerca de dois anos trabalhando para levar a rede de energia elétrica até a sua propriedade em Quirinópolis, a 289 km de Goiânia. Não houve acordo nem entre os vizinhos, nem com a concessionária. A falta de infraestrutura causou impacto nas finanças. Afinal, o empreendedor só podia contar com a água da chuva na propriedade de 1.400 hectares agricultáveis, apesar de estar a poucos metros do Rio Paranaíba.

Gouveia sabia do potencial da área e não desistiu de encontrar uma alternativa. Durante uma feira de agronegócio, conheceu a Bryds Soluções, e começou ali a virada. De uma área sem energia elétrica, que dependia de gerador e da água da chuva para produzir uma safra de cana-de-açúcar por ano, a Fazenda Mandengo, desde abril passado, conta com o único sistema híbrido voltado à irrigação para agricultura no mundo – que utiliza a fonte fotovoltaica com inversores da SMA Solar Technology AG, baterias de lítio-íon desenvolvidas pela TESVOLT e um gerador a diesel CaterPillar.

A Bryds Soluções é especializada na elaboração, integração de fornecedores e execução de projetos no setor elétrico, com foco em fontes renováveis. A empresa foi fundada em 2016, em Rio Verde (GO), e hoje é dirigida pelos sócios Edson Borges de Freitas e João Marco Vaz Vieira, que contam com 15 anos de experiência no setor rural.

Segundo Freitas, o projeto é inovador e tem muito potencial no Brasil por causa das vantagens que traz com o barateamento da energia para uso na irrigação. “A energia solar é disponível e torna o negócio muito mais rentável. Além disso, os equipamentos acabam com a dependência da energia fornecida pela concessionária e dão total autonomia ao produtor rural, a um custo muito menor”, garante.

Com o equipamento, Gouveia passou a gerar a própria energia usada para irrigar a propriedade e pôde substituir a cana por outras culturas – feijão, milho e soja –, alavancando a produtividade de suas terras para três safras.

“Quem tem irrigação sai na frente de todos. Pode ser a diferença entre ver tudo verde ou tudo seco. É um espetáculo a transformação que aconteceu na fazenda, com  tecnologia na palma da mão a um custo bem menor. Se eu ia gastar R$ 1 em energia fornecida pela concessionária, passei a desembolsar R$ 0,25 com o projeto de energia fotovoltaica”, calcula Gouveia.

Além de reduzir a despesa energética, o fazendeiro informa que, com a implantação do projeto, o risco de quebra de safra é reduzido praticamente a zero, em comparação com o plantio em áreas de sequeiro. Outra grande vantagem é a possibilidade da realização de até três safras, fazendo com que a rentabilidade por hectare seja até três vezes maior se comparada a áreas de sequeiro.

Produtor usa equipamento para gerar a própria energia usada na irrigação (Foto: Divulgação)

 

VIRADA TECNOLÓGICA
De fato, a tecnologia, como citou o produtor rural, está na palma da mão. Um aplicativo instalado no smartphone permite desde funções como liga/desliga até o acompanhamento, em tempo real, de qual das fontes de energia da instalação híbrida está com maior demanda. Basta para isso o sinal de internet.

A energia gerada na propriedade em Quirinópolis alimenta seis pivôs empregados na irrigação de 495 hectares. Para 2021, Gouveia tem planos de contratar um novo projeto da Bryds Soluções e aumentar a área de cultivo em mais 430 hectares.

Com a irrigação de fonte híbrida em sua propriedade, Gouveia pôde investir em outras inovações. Além de contar agora com profissionais mais qualificados, com experiência nas novas culturas, o produtor rural adquiriu maquinários, como plantadeiras e colheitadeiras, que fazem o trabalho com a ajuda de GPS, o que traz ainda mais ganhos de produtividade. “A partir do projeto de energia, o que eu vi foi uma virada tecnológica na propriedade”, diz.

O projeto da Fazenda Mandengo levou 180 dias para ser concluído. Mas hoje, afirma o sócio da Bryds Soluções, é possível fazer em até 120 dias, incluindo o prazo para a aprovação do financiamento.

Um dos diferenciais da Bryds é a ajuda no relacionamento com o banco para a obtenção de financiamento do projeto, pois a empresa, além de ser credenciada na esteira do agronegócio do Banco do Brasil, possui parcerias com várias outras instituições a fim de pleitear o melhor crédito para o produtor. A empresa conta ainda com uma equipe qualificada de engenheiros. Com solidez financeira e experiência no agronegócio, explica Freitas, a empresa consegue identificar com assertividade as deficiências do setor e desenvolver soluções sob medida para qualquer cliente, seja do pequeno produtor até os grandes.

Para a conclusão desse projeto, foram mais de dois anos de estudo, entre idas e vindas da Alemanha, até chegar numa configuração final específica para o cliente. Neste projeto a parceria com a gigante mundial SMA Solar Technology AG, maior fabricante de inversores na Europa, e com a TESVOLT, desenvolvedora do sistema de baterias, fez toda a diferença. “Estamos falando de empresas que desenvolvem tecnologia de ponta. A bateria, por exemplo, é fabricada para durar até 8 mil ciclos de descarga e tem garantia de fábrica de 10 anos. São detalhes que fazem com que o sistema se torne seguro, e atenda as expectativas do produtor”, garante Freitas.
Source: Rural

Leave a Reply