Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (5/8) no site da Globo Rural.

Selic cai de novo

 (Foto: Agência Brasil)

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (5/8), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,25 ponto percentual, para 2% ao ano.

O Comitê explica que a decisão reflete “um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva”, sendo “compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2021 e, em grau menor, o de 2022”.

Nitrato de amônio

 (Foto: Reprodução)

 

Em 2017, o Brasil importou 1,3 milhão de toneladas de nitrato de amônio, substância apontada como responsável pela explosão de grande magnitude que atingiu o porto de Beirute, no Líbano. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil foi o maior importador mundial do produto, usado na produção de fertilizantes nitrogenados.

Crédito rural 

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

Mesmo com a pandemia de Covid-19, o desempenho do crédito rural nos primeiros 30 dias do Plano Safra 2020/2021 foi 50% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Até agora, os produtores rurais já contrataram R$ 24,15 bilhões. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (5/8), no Balanço de Financiamento Agropecuário da Safra 2020/2021 da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Gafanhotos na Argentina

 (Foto: Senasa/Divulgação)

 

Confirmada a emergência de seis nuvens de gafanhotos na Argentina, as autoridades fitossanitárias do país estão em alerta com o rápido deslocamento dos insetos. Apesar do controle realizado há duas semanas na cidade de Federación, próxima ao Brasil e ao Uruguai, outros cinco grupos podem causar prejuízos na agricultura da região. Especialistas estimam que um dos grupos tenha cerca de 800 milhões de gafanhotos. 

Piscicultura projeta crescimento

 (Foto: Rusty Clark/CCommons)

 

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, os produtores de peixes de cultivo esperam um crescimento na produção em 2020 acima dos 4,9% do ano passado. A perspectiva positiva é impulsionada pela manutenção do mercado interno e pelo aumento das exportações.

Exposição virtual

(Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini)

 

O governo do Rio Grande do Sul fará uma exposição virtual para celebrar os 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento online ocorrerá na mesma época em que estava prevista a Expointer, cancelada em 2020 devido à pandemia de Covid-19. A feira virtual também será importante para estimular a cadeia do agronegócio e a economia em meio à crise da Covid-19. 

China e Brasil

(Foto: Divulgação)

 

Ao contrário de outros países, a China tem levado a pandemia de Covid-19 à sério e fará tudo o que for preciso para evitar novas mortes no país. É o que diz Charles Andrew Tang, presidente da Câmara de Comércio do Brasil- China.

Em entrevista a Globo Rural, Tang descarta que as novas exigências sanitárias da China relacionadas à possível presença do novo coronavírus na carne in natura vá reduzir as exportações do produto brasileiro. 

Polinização do açaí

 (Foto: Cristiano Menezes/Embrapa)

 

Um estudo publicado na revista científica Neotropical Entomology aponta que as abelhas da Amazônia são as principais responsáveis pela polinização do açaí. Representam 90% da polinização nas flores da palmeira e são mais eficientes no transporte do pólen em relação a outros insetos e isso impacta diretamente na cadeia produtiva do açaí.

Tributação do CBio

 (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Uma medida provisória sobre a tributação do crédito de descarbonização (CBio) do Renovabio vem sendo discutida há semanas entre os ministérios de Minas e Energia (MME), Casa Civil, Agricultura e Economia. A MP a ser encaminhada ao Congresso foi anunciada pela primeira vez pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, no dia 26 de maio, mas até o momento as pastas não chegaram a um consenso sobre qual alíquota será adotada.

Contaminação em cervejas

 (Foto: Mapa/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura divulgou o relatório final sobre as providências tomadas na cervejaria Backer após análises e detecção da presença dos contaminantes monoetilenoglicol (MEG) e dietilenoglicol (DEG) em cervejas. O relatório confirma a ocorrência de contaminações desde janeiro de 2019, afastando a possibilidade deste ser um evento isolado no histórico de produção da cervejaria. 
Source: Rural

Leave a Reply