Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

 

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou nesta segunda-feira (3) sua sexta estimativa de safra de algodão 2019/2020 e, com o reajuste da produtividade, confirma a colheita de uma safra recorde em Mato Grosso: 2 milhões de toneladas de pluma e 4,92 milhões de toneladas em caroço. Em relação à safra passada, a produção da pluma cresceu 1,9% e a de algodão em caroço 2,52%.

No levantamento, a área do algodão no estado foi consolidada em 1,13 milhão de hectares, um avanço de 1,28% em relação à safra passada, sendo 141,70 mil hectares destinados ao cultivo de algodão primeira safra (retração de 8,73%), enquanto 990,36mil hectares são de segunda safra (aumento de 2.90% em relação à safra passada.

Os analistas do Imea explicam que a área recorde é reflexo da alta nos preços no início da comercialização, que proporcionou o adiantamento das vendas futuras da pluma e estimulou os produtores a destinar uma maior área para cultivo do algodão em Mato Grosso.

Em relação ao rendimento, com as primeiras áreas colhidas apresentando bons resultados em muitas regiões do estado, a nova estimativa de produtividade avançou 0,59% em relação ao último relatório, ficando prevista em 289,49@/ha (4.342 kg/ha) na média do estado.

Outro ponto importante que auxiliou na sustentação da previsão, segundo os analistas, é a sanidade das lavouras, que vem dentro da normalidade, sendo que a população do bicudo-do-algodoeiro está sendo bem monitorado.
Source: Rural

Leave a Reply