Skip to main content

(Foto: TV Brasil/Divulgação)

 

O ciclo de chuvas na Amazônia já foi encurtado em uma semana, segundo André Guimarães, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

A alteração provocada pelas mudanças climáticas implica em prejuízos para a segunda safra e, consequentemente, para a produtividade e rentabilidade brasileira. “Essa parte precisa ser melhor compreendida [pelo produtor rural]”, ele sugere.

 

saiba mais

Governo quer emitir 600 mil títulos de propriedade na Amazônia Legal

Queimadas aumentam em julho apesar de proibição após decreto de Bolsonaro

 

Guimarães falou durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio, transmitido ao vivo nesta segunda-feira (3/8). Para ele, o modelo de expansão agrícola não se sustenta mais da forma como vem sendo feito, seja pelos prejuízos ao meio ambiente, seja pela questão reputacional agravada durante a pandemia da Covid-19.

“Sem a Amazônia em pé, a gente não tem reputação, não tem atratividade de capitais e pode ter pouca chuva para fazer o agronegócio crescer no futuro”, alerta. “Ou a gente resolve a equação do clima ou estamos colocando nossa galinha dos ovos em risco", completa.
Source: Rural

Leave a Reply