Skip to main content

Soja no Porto de Paranaguá. Indicador do Cepea com base nesse corredor de exportação acumulou alta de 3,3% em julho (Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

A maior demanda por óleo de soja para a produção de biodiesel já traz dificuldades para a indústria de alimentos adquirir o produto. Avaliação é de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada (Cepea), para quem o cenário tem causado forte alta nos preços. De acordo com a isntituição, de junho para julho, o preço médio do derivado de soja subiu 13%, registrando média de R$ 4.292,14 a tonelada, em julho.

“A demanda doméstica pelos derivados continua aquecida. Para o óleo, segundo pesquisadores, a procura vem especialmente para produção de biodiesel, o que tem feito com que o setor alimentício já mostre dificuldades na aquisição do derivado. Processadoras têm intensificado as aquisições de soja em grão, uma vez que poucas têm estoques de matéria-prima para processar até o final do ano”, diz o Cepea, em nota.

De acordo com os pesquisdores, o atual patamar de preço do óleo de soja é recorde em algumas regiões, ajudando a sustentar também a cotação do grão. Em julho, o indicador do Cepea com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) acumulou alta de 3,3%, fechando a R$ 119,12 a saca de 60 quilos na sexta-feira (31/7).

saiba mais

Brasil foi principal origem de soja importada pela China em junho

Preço médio da soja sobe até 29% no 1º semestre, diz Datagro

 
Source: Rural

Leave a Reply