Skip to main content

Marcello Brito, da Abag. Compensação de emissões através de CBio é inédito para player que não são obrigados a participar do Renovabio (Foto: Divulgação/Abag)

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) anunciou ser a primeira entidade global do setor a neutralizar todas as suas emissões de gases de efeito estufa de 2019. Isso foi possibilitado pela utilização dos CBios, os créditos de descarbonização criados pela Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio).

A descarbonização foi concluída na última sexta-feira (31/7) por meio da compra e retirada de circulação 55 CBios. De acordo com a Abag, cada um dos créditos tem preço médio de R$ 22 e equivale a uma tonelada de carbono de emissão evitada, ou seja, que não foi emitida, sendo substituída por combustíveis renováveis.

Informado pela assessoria de imprensa da Abag, o volume de CBios é pequeno porque está relacionado às atividades dos membros da associação, como viagens. “A Abag conclui a compensação de suas emissões, algo inédito para um player que não é obrigado a participar do RenovaBio”, afirma.

Marcello Brito, presidente da Abag, disse durante abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio, nesta segunda-feira (3/8), que espera que “esse pequeno gesto econômico, seja um gesto gigante no exemplo e na disseminação de ações mitigadoras da mudanças climáticas e um novo mercado para os CBIOs”.

 

saiba mais

BNDES diz estar estruturando linha para RenovaBio e incentivo à emissão de CBIOs

 
Source: Rural

Leave a Reply